SENADOR

Polícia Federal chegou a pedir a prisão de Marcos do Val, que foi negada pelo STF

Decisão do ministro concedeu somente mandados de busca e apreensão para endereços ligados ao senador

Senador Marcos do ValSenador Marcos do Val - Foto: Agência Senado

A Polícia Federal chegou a pedir a prisão, em abril, do senador Marcos do Val (Podemos-ES), em razão de uma tentativa de obstrução do inquérito que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Seguindo parecer contrário da Procuradoria-Geral da República, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no entanto, indeferiu a prisão, mas determinou a expedição de mandados de busca e apreensão para endereços ligados ao parlamentar.

Os mandados foram cumpridos, nesta quinta-feira, no gabinete de Do Val, no Senado Federal, e em seu apartamento funcional, em Brasília, e também em endereços do parlamentar, em Vitória, no Espírito Santo. Nos locais, foram apreendidos celulares, computadores, além de documentos.

A decisão de Moraes determinou também o bloqueio das contas de Marcos do Val nas redes sociais. No início desta noite, os perfis dele no Twitter, no Facebook e no Instagram já haviam sido retirados do ar.

Marcos do Val é investigado pelos crimes de divulgação de documentos sigilosos; tentativa, com emprego de violência ou grave ameaça, de abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais; tentativa de golpe de estado; e ainda por eventualmente integrar uma organização criminosa.

Alexandre de Moraes já havia determinado, no início de fevereiro, a abertura de uma investigação sobre o relato de Do Val a respeito de uma suposta articulação de um golpe, com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).

Do Val denunciou que teria participado de uma reunião golpista com Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira para tentar gravar de maneira escondida Moraes — e forçá-lo a falar algo que poderia ser usado como uma espécie de admissão de alguma irregularidade no processo eleitoral e, com isso, evitar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o senador, ele poderia usar equipamentos do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para gravar conversas com o ministro.

https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2023/06/policia-federal-chegou-a-pedir-a-prisao-de-marcos-do-val-que-foi-negada-pelo-stf.ghtml

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter