Logo Folha de Pernambuco

Atos de vandalismo

Polícia já identificou mais de 40 suspeitos de participação em atos de vandalismo em Brasília

PF e Polícia Civil cumprem 11 mandados de prisão dos alvos nesta quinta-feira (29), mas até o momento apenas três foram presos

Ônibus pega fogo após confrontos entre a tropa de choque e apoiadores de Jair BolsonaroÔnibus pega fogo após confrontos entre a tropa de choque e apoiadores de Jair Bolsonaro - Foto: EVARISTO SA/AFP

A Polícia Civil e a Polícia Federal já identificaram ao menos 40 suspeitos de participação em atos violentos e antidemocráticos realizados em Brasília no último dia 12 de dezembro.

Para aprofundar a investigação, as corporações deflagraram nesta quinta-feira (29) a Operação Nero, que cumpre 11 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão. Até o momento, apenas quatro foram presos. Os demais estão sendo procurados ainda.

Um dos alvos procurados é Alan Rodrigues, que também é suspeito de ter planejado um atentado a bomba no Aeroporto de Brasília.

"O que se apurou sobre o dia 12 é que não havia um planejamento prévio. Eram pessoas que de alguma forma frequentavam o movimento que está instalado o QG do Exército", afirmou o delegado da Polícia Civil Leonardo Cardoso.

A investigação também detectou que participantes dos atos de vandalismo foram os mesmos que planejaram atentados a bomba para tentar gerar caos na cidade e tumultuar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, como mostrou O GLOBO.

"Dentre esses representados (alvos de prisão) estavam alguns envolvidos na colocação da bomba no aeroporto", afirmou o delegado Leonardo de Castro Cardoso, diretor do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil.

Veja também

Mauro Cid chega ao Supremo para prestar depoimento
justiça

Mauro Cid chega ao Supremo para prestar depoimento

Relatório da PF aponta indícios de que Bolsonaro sabia de plano para matar Moraes e Lula
Justiça

Relatório da Polícia Federal aponta indícios de que Bolsonaro sabia de plano para matar Moraes e Lula

Newsletter