Operação Tupinambá da PCPE
Operação Tupinambá da PCPEFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O prefeito Bruno Pereira (PTB) - de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife -, os secretários de saúde e finanças e quatro servidores foram afastados dos cargos por tempo indeterminado e estão proibidos de acessar a prefeitura. A ordem foi expedida pelo desembargador Odilon de Oliveira Neto, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, na manhã desta terça-feira (26). Todos são investigados por desvios de bens e rendas públicas. A polícia encontrou ainda 23 mil reais na casa do prefeito. Uma empresária e um guarda municipal foram presos em flagrante - ela, por posse ilegal de arma de fogo, e ele por porte ilegal. 

Confira galeria de fotos da Operação Tupinambá

Além do prefeito, empresários e funcionários públicos municipais são o alvo da Operação Tupinambá, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco. Todos ficarão afastados para não atrapalhar as investigações. A 35ª operação de repressão qualificada do ano cumpre 14 mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de São Lourenço da Mata, Recife, Camaragibe, Caruaru e Bezerros.

Leia também:
Prefeito de São Lourenço decide cumprir determinação do TCE
Polícia Militar apreende drogas e arma em São Lourenço da Mata

As investigações da operação foram conduzidas por órgãos da Polícia Civil, sob comando da delegada Patrícia Domingos, com suporte do Ministério Público e Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE). O efetivo da operação é de 110 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, e auditores do TCE.

“A partir de uma denúncia feita há três meses, começamos investigar o desvio de verbas e destinação das rendas públicas. A partir daí conseguimos junto ao Judiciário os 14 mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira”, contou Joselito Kehrle, chefe da Polícia Civil.

Mais detalhes da operação serão divulgados nesta quarta-feira (26) em uma coletiva de imprensa da Polícia Civil, MPPE, TCE. O vice-prefeito, Gabriel Neto, assume a prefeitura.

Confira trecho da entrevista dado pelo chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle:

assuntos

comece o dia bem informado: