RenovaBR
RenovaBRFoto: divulgação

O RenovaBR, instituto de formação de novas lideranças políticas, começou a percorrer, pela primeira vez, os estados brasileiros essa semana para apresentar suas propostas e seus representantes e discutir melhores práticas políticas. A Caravana da Renovação começou por Salvador (19/3), Distrito Federal (21/3) e nesta quinta-feira (22/3) chegou ao Recife, onde reuniu grande público no bairro do Derby, área central do Recife, na sua maioria jovens, estudantes, formadores de opinião e simpatizantes.

O objetivo da Caravana, cujo evento foi aberta ao público, é de aproximar o cidadão do RenovaBR, uma associação sem fins lucrativos criada para ajudar pessoas preparadas e comprometidas a entrarem para a política. “O RenovaBR é um meio de defender princípios na política. Nossa prioridade é garantir ética, transparência e comprometimento. Queremos fazer com que o brasileiro volte a acreditar e participar da política”, defende Eduardo Mufarej, co-fundador do RenovaBR.

O evento durou pouco mais de uma hora. O professor assistente do RenovaBR, o mineiro Arilton Ribeiro apresentou o projeto detalhadamente. “Nosso objetivo é apresentar para a sociedade pernambucana o RenovaBR, não só como um projeto que defende a renovação, mas, um projeto de por em prática essa formação. Temos já sete líderes no estado, dentre os mais de cem selecionados no Brasil. Nossa proposta é entrar nesse jogo político para procurar fazer diferente. Nossa previsão com a caravana é percorrer os 26 estados e o Distrito Federal, ate o mês de junho. Costumo dizer que o Renova é uma Utopia realizável. Porém, nossa meta na política é a longo prazo, queremos eleger pessoas, queremos potencializar, por isso focamos na formação das pessoas”, ressaltou Arilton. O professor ainda explicou como participar do RenovaBR. “Primeiramente, todos têm que acompanhar o nosso site oficial do Renova, pois deveremos abrir uma nova turma em 2019, porém as inscrições serão abertas ainda em 2018, possivelmente no meio do ano, pois estamos em busca de pessoas que querem transformar a política brasileira” , afirmou.

Em seguida, os integrantes da turma do RenovaBr contaram suas motivações para participar da nova política. Ao final, o público pôde tirar dúvidas com os participantes.

Em Pernambuco, integram a turma de capacitação de novos talentos com potencial para concorrerem a deputados estaduais e federais, o procurador do município de Recife, Charbel Maroun (fundador do partido Novo em Pernambuco e ex-presidente da legenda no Estado); o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, João Suassuna; o cientista político Alexandre Lins; o diretor da Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco, Felipe Oriá; o consultor financeiro Jonathas Ferreira; a professora Karla Falcão; e a pesquisadora nas áreas de tecnologia e meio ambiente Lucielle Laurentino. Todos estiveram presentes no evento e discursaram para o público.

Para o procurador do município de Recife, Charbel Maroun, um dos líderes selecionados em Pernambuco, o RenovaBR vem trazer a renovação na política, mas não quer renovação de rostos, e sim renovação de idéias e de valores. “O RenovaBR procura dar treinamento de capacitação para lideranças de todo o país, para que possam concorrer com igualdade com os políticos tradicionais que já possuem recursos e visibilidade. Buscar equilibrar o jogo para que novas lideranças e novas idéias possam entrar na política” disse Charbel, que também é um dos fundadores do Partido Novo em Pernambuco. “Foram mais de quatro mil pessoas inscritas no país, e apenas cem selecionados em todo o Brasil, e isso nos enche de responsabilidade, ser escolhido num processo seletivo tão rigoroso em várias etapas, no meio de tantos talentos que compõem os lideres do RenovaBR no Brasil ”, finalizou.

A professora Lucielle Laurentino, 28, natural do município de Bezerros , trabalha com liderança de jovens há 10 anos, nas escolas públicas em tempo integral em Pernambuco, também é uma das sete pernambucanas selecionadas no estado de Pernambuco, e estava presente no evento. “O RenovaBR garante um melhor preparo pra gente, mas nosso envolvimento com a política é com propósito, por fazer a diferença, e não essa que esta ai, que não nos representa. É um time heterogêneo, mas com muita coisa em comum, pessoas éticas, com trajetórias de sucesso em suas áreas, mas que querem contribuir com a política. Queremos fazer a diferença na política brasileira”, assegurou. Nesta sexta-feira (23), a Caravana da novação aportará em Fortaleza-CE.

assuntos

comece o dia bem informado: