Joaquim Barbosa
Joaquim BarbosaFoto: Divulgação

Buscando medir a adesão do brasileiro à possível candidatura presidencial do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, o PSB encomendou uma pesquisa de opinião, que está em curso e deve ser concluída ainda nesta semana. O partido pretende aferir se o apoio ao socialista cresce quando seu nome é associado à sua imagem. A iniciativa acontece logo após a divulgação do resultado do estudo feito pelo Barômetro Político do Estadão, que mostrou uma melhora da imagem do presidenciável, desde sua filiação.

A pesquisa, que já está em campo em todo o território nacional, servirá como mais um parâmetro para consolidação da candidatura de Barbosa, que já é vista por alguns setores do PSB como irreversível. Segundo socialistas, as resistências que surgiram com a ascensão do ex-ministro começam a ser superadas. É o caso do governador de São Paulo, Márcio França, que pretendia viabilizar o apoio do partido à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), mas teria dado sinais de que incentivará a candidatura própria.

Leia também
'No Cafezinho' entrevista Tadeu Alencar
Ciro Gomes diz não ter receio da candidatura Joaquim Barbosa
PSB marca reunião para ambientar Joaquim Barbosa na política


De acordo com o levantamento do Barômetro Político do Estadão, divulgado na última quarta-feira (25), a desaprovação ao ex-presidente do STF caiu de 42% para 36%, enquanto a aprovação oscilou de 38% para 40%.

A sigla também prepara um novo encontro entre Joaquim Barbosa e a bancada do PSB. Socialistas aguardam a confirmação da agenda do ex-ministro, para viabilizar a reunião em Brasília, nos próximos dias. No último dia 26, o líder do partido na Câmara, deputado Júlio Delgado (MG), leu um manifesto em defesa da candidatura de Barbosa. O documento afirma que a sua filiação representa “a defesa e a pratica da ética republicana”, necessária em um momento em que “a sociedade demonstra um profundo descrédito com a política e com os seus agentes".

assuntos

comece o dia bem informado: