Presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, morreu aos 71 anos
Presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, morreu aos 71 anosFoto: Divulgação/Alepe

Após a morte do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa, partidos e políticos se pronunciaram prestando as últimas homenagens ao parlamentar. Em notas oficiais, aliados e membros da oposição lamentaram o falecimento. Guilherme Uchoa morreu na manhã desta terça-feira (3), por volta das 4h, no Real Hospital Português, no bairro do Paissandú, na área central do Recife, onde estava internado desde o último domingo (1º) com pneumonia. 

Leia também:
Morre Guilherme Uchoa, presidente da Alepe
Paulo Câmara lamenta morte de Guilherme Uchoa e cancela agenda


Veja notas e pronunciamentos:

Geraldo Julio, prefeito do Recife
Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa. Por toda sua vida, Guilherme lutou pelos mais legítimos interesses de Pernambuco e seu povo, sobretudo a população carente do Litoral e Mata Norte, e certamente deixou seu nome na história política do Estado. Quero prestar minha sincera solidariedade aos seus familiares nesse momento de dor.

Armando Monteiro Neto, senador e pré-candidato ao Governo do Estado (PTB)
É com grande pesar que registro o falecimento do deputado estadual Guilherme Uchoa. Guilherme exerceu suas missões, como juiz e como parlamentar, sempre com elevado compromisso com os interesses de Pernambuco. Nosso estado perde um lutador, um homem público combativo e afirmativo. Nesse momento de dor, manifesto minha solidariedade à família e aos amigos.

Jarbas Vasconcelos, deputado federal (MDB)
Lamento o falecimento do deputado Guilherme Uchoa, uma pessoa que dedicou a sua vida à política e que sempre defendeu com firmeza as suas convicções e entendimento. À frente da Assembleia Legislativa de Pernambuco ele conduziu e soube distinguiu os trabalhos da oposição e do governo. Meus sentimentos a todos os seus familiares.

André Ferreira, deputado estadual e presidente estadual do PSC
Foi com surpresa e tristeza que recebi, nesta madrugada, a notícia da morte do presidente Guilherme Uchoa. Mais do que um correligionário no PSC, Guilherme era um grande amigo, que vai deixar saudades. Não se pode contar a história política de Pernambuco nos últimos 20 anos sem a sua participação e essa lacuna será difícil de preencher. Deixo os meus sentimentos e orações a Eva, sua esposa, e aos filhos Giovanna e Guilherme Junior.

Partido Social Cristão (PSC)
O PSC lamenta profundamente a morte do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa. Filiado desde o março, ele trabalhou para fortalecer o nosso partido. Pernambuco perde uma de suas principais referências na política, que sempre atuou para trazer desenvolvimento para o nosso Estado. O PSC solidariza-se com a família de Guilherme Uchoa. Que encontre conforto nesse momento tão difícil.

Partido Socialista Brasileiro (PSB)
É com grande pesar que o PSB de Pernambuco recebe a notícia sobre o falecimento do deputado estadual Guilherme Uchoa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O Estado perde um importante líder político, que durante mais de duas décadas dedicou a vida à atividade pública. Aliado importante e amigo do PSB, Uchoa, como parlamentar e representante maior da Casa Joaquim Nabuco, sempre atuou em defesa de projetos prioritários para a população pernambucana, dando exemplos não só da sua lealdade, mas de responsabilidade com a gestão pública. Juiz aposentado, exerceu ainda o cargo de governador em períodos distintos nos mandatos dos governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara. Aos familiares e amigos, desejamos o conforto necessário neste momento de luto e dor.

Sileno Guedes, presidente Estadual do PSB-PE

Bancada de Oposição
Hoje é um dia triste para todos nós que fazemos a Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do deputado Guilherme Uchoa, presidente da Alepe. Em seu sexto mandato e há quase 12 anos à frente da Casa, a sua atuação foi marcada principalmente pela forma como defendeu a autonomia do Legislativo. Pernambuco perde um grande quadro. Como homem público, sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e compromisso com os pernambucanos.

Guilherme é um exemplo de homem público, pai e amigo. Ele pode imprimir uma gestão exitosa na Alepe, buscando a transparência do poder legislativo, melhorando a infraestrutura e ampliando o diálogo do Legislativo com todos os poderes, além de buscar ampliar os canais institucionais de participação popular, dialogando sempre com o povo de Pernambuco. Nossa solidariedade à toda família e amigos.

Silvio Costa Filho, líder da Oposição

Bruno Araújo, deputado federal e presidente do PSDB-PE
Guilherme Uchoa foi um homem de posições firmes e de pensamentos claros. Um dos homens públicos mais importantes da história recente da política pernambucana. Deixo aqui o meu abraço a todos os seus familiares. Guilherme Uchoa era um amigo.

Alberto Feitosa, deputado estadual (SD)
Foi com pesar que recebi nesta manhã a notícia do falecimento do colega e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa. Um homem inteligente, com forte capacidade de articulação e que dedicou seus seis mandatos como deputado estadual e presidente da Casa ao desenvolvimento do nosso estado. Deixo meus sentimentos a sua família e amigos.

Danilo Cabral, deputado federal (PSB)
O deputado federal Danilo Cabral (PSB) lamenta o falecimento do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa. “Além de ser uma homem dedicado à família, Guilherme teve uma bonita trajetória de vida pública como magistrado e parlamentar. Tinha a marca pessoal da defesa intransigente de seus valores e de ser amigo dos amigos. Que Deus o guarde no merecido lugar especial e conforte toda a família e amigos", afirmou.

Edilson Silva, deputado estadual (Psol)
Externamos nossa solidariedade aos familiares e amigos do deputado Guilherme Uchoa. Que encontrem conforto espiritual neste momento difícil. Nossas divergências políticas não nos afastam do espírito humanista e da solidariedade nesta hora.

Nilton Mota, deputado estadual (PSB)
Pernambuco perdeu hoje uma de suas grandes lideranças políticas. Presidente Guilherme Uchoa combateu o bom combate durante todos os mandatos que exerceu na Assembleia Legislativa. Como presidente daquela Casa, conduziu o Legislativo estadual com altivez, sempre colocando os interesses do povo de Pernambuco à frente. É uma grande perda para o nosso estado. Quero aqui deixar as minhas condolências à família Uchoa.

Terezinha Nunes, deputada estadual (PSDB)
Faleceu hoje o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa, que teve grande influência na política pernambucana nos últimos anos. Era amigo dos amigos e tinha muita fé. Minha solidariedade à família e aos colegas deputados que perdem o seu comandante.

Álvaro Porto, deputado estadual (PTB)
Pernambuco perde uma grande liderança e a Assembleia Legislativa perde seu incansável defensor. O deputado Guilherme Uchoa teve uma carreira marcada pela capacidade de dialogar, de construir parcerias sólidas e de tirar projetos do papel, tornando-os realidade. Foi um homem de opiniões fortes e de convicções defendidas com transparência e firmeza. Sua partida deixa uma lacuna na política, mas também um legado de trabalho, de valorização do Poder Legislativo e, principalmente, de lealdade aos amigos. Nossos pêsames aos familiares. Que Deus lhes dê conforto e força para superar a dor e seguir adiante.

Teresa Leitão, deputada estadual
Meus sentimentos aos familiares e amigos do deputado Guilherme Uchôa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, falecido nesta madrugada.

Zé Maurício Cavalcanti, deputado estadual
O povo pernambucano perde um grande líder e um amigo nesta terça (03.07). É com bastante tristeza que nos despedimos de um homem que dedicou mais de duas décadas à atividade pública de forma justa: o Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa. A Política de Pernambuco perde um defensor incansável da autonomia e força do Poder Legislativo do Estado, que sempre manteve um diálogo constante com os demais membros do Parlamento e com os Poderes Executivo e Judiciário. Um homem que valorizava os servidores da Casa Joaquim Nabuco, Guilherme deu início à construção dos dois prédios que abrigam o novo Plenário e os gabinetes dos parlamentares na Alepe – trazendo melhores condições de trabalho para os profissionais do Parlamento –; e foi responsável pela expansão da TV Alepe para o interior do Estado. Exemplo de conciliação, Guilherme Uchoa deixa um legado de trajetória dedicada à vida pública, exercida com o mesmo amor que dedicou à família e aos amigos. Minha solidariedade aos seus familiares, amigos e admiradores.

Lupércio, prefeito de Olinda
Recebi com extremo pesar a notícia do falecimento de Guilherme Uchôa, um bravo homem que dedicou-se integralmente à vida pública, construindo uma trajetória exitosa. Como presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde, como então deputado estadual, tive a honra da sua companhia, pude acompanhar mais de perto a sua natureza de liderança e compromisso, sempre empenhado com o crescimento do nosso estado e a melhoria na vida do povo pernambucano. Guilherme Uchôa sempre será lembrado por sua ética e seriedade, um amigo cordial, que deixa também um legado de inúmeras conquistas. Sua partida provoca agora tristeza e um grande vazio no cenário político, com a perda de um companheiro que deixará saudades. Fica a certeza do dever cumprido. Externo aqui toda a minha solidariedade aos seus familiares, nesse difícil momento de dor.

Anderson Ferreira, prefeito do Jaboatão dos Guararapes
Pernambuco perde um político de amizade sincera e que ficará na história por seus posicionamentos firmes. Guilherme Uchoa partiu e deixou um vácuo imenso, justamente num momento em que as pessoas mais precisam de referências de liderança na política. À família, quero externar minha solidariedade e meus sentimentos.

Raquel Lyra, prefeita de Caruaru
É com pesar que recebo a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa, considerado um presidente atuante e um político comprometido com a causa pública. Deixo minhas sinceras condolências à família e aos amigos por esta inestimável perda.

Câmara Municipal do Recife
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchôa. Hoje é um dia de tristeza que ficará marcado para sempre. Pernambuco perde um homem público de ilibado caráter e profundo compromisso com a gente de sua terra. Ele deixa, neste solo, exemplos de luta e determinação que inspiraram muitos políticos. Por certo inspirará outras tantas gerações de pernambucanos.

Eduardo Marques (PSB), presidente da Câmara Municipal do Recife

Aline Mariano, vereadora do Recife (PP)
Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco e amigo Guilherme Uchoa. Homem de carreira notável, Guilherme estava no sexto mandato parlamentar e presidia a Alepe pela sexta vez consecutiva. Minhas condolências e profundo pesar à família do deputado. Neste momento, é inegável e inquestionável a contribuição de Uchoa ao nosso estado de Pernambuco. Ele dedicou a maior parte de seu tempo à vida pública; e independentemente das diferenças político-partidárias, o momento agora é de solidariedade e de consternação. A perda de uma pessoa querida dói profundamente e por isso, guardarei a lembrança do nobre amigo de personalidade forte, austero, que tinha um coração enorme e era um homem de palavra, ação cada vez mais rara. O Brasil perde um político que fez história em seu estado; Pernambuco perde uma grande representatividade; meu pai Antônio Mariano e eu perdemos um amigo. Que Deus conforte a sua família.

Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe)
A AMUPE, em nome dos municípios pernambucanos, se solidariza com a família do deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Guilherme Uchoa, pelo seu falecimento nesta madrugada de hoje (03/ 07). O parlamentar tinha 71 anos e este era o seu sexto mandato como presidente da Alepe. Também foi juiz de diversas comarcas. Meus sinceros sentimentos de pesar

José Patriota (PSB), presidente da Instituição e prefeito de Afogados da Ingazeira

Izaías Régis, prefeito de Garanhuns
Fomos colegas em três dos seus seis mandatos, inclusive fui seu vice em um dos mandatos de presidente da Assembleia. Guilherme era um deputado querido por todos os demais. Presidente da Alepe por seis vezes, o que demonstrava a sua capacidade de diálogo e articulação. Um quadro importante da política pernambucana que deixará uma grande lacuna. Minhas sinceras condolências à família e que Deus traga o conforto.

Ângelo Ferreira, prefeito de Sertânia
É com extremo pesar que recebemos a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PSC), com quem convivemos durante os mandatos como deputado estadual naquela Casa. Com esta perda, Pernambuco perde também uma referência de liderança, um parlamentar no seu sexto mandato e reeleito como presidente, pelo seu trabalho e sua competência reconhecida por todos. Nosso profundos sentimentos à família.

Sebastião Oliveira, deputado federal e presidente estadual do PR
Manifesto o meu profundo pesar pela partida precoce do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa. Na vida pública, eu tive a oportunidade de conviver e aprender muito com Guilherme Uchôa durante três mandatos consecutivos. Ressalto a sua coragem e altivez em defesa do Poder Legislativo. Para a política pernambucana fica uma imensa lacuna. Rogo a Deus que conforte à família e o receba na sua infinita misericórdia e nas muitas moradias celestiais que foram preparadas para os seus filhos amados.

Deputado federal André de Paula, Presidente Estadual do PSD

Foi com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento do deputado e amigo Guilherme Uchoa. O desaparecimento inesperado de Guilherme deixa uma enorme lacuna na política pernambucana. Seu espírito combativo, sua personalidade marcante e a sua vocação para a vida pública foram marcas que o colocaram, seja como juiz ou parlamentar, em merecida posição de prestígio e de relevo em nosso Estado. Nessa condição, atuou em favor das causas de interesse de Pernambuco, sempre com elevado espírito público. Nessa hora de dor e saudade, expressamos a todos os familiares e amigos, em nome dos que fazem o PSD, os nossos sinceros sentimentos.

Jorge Côrte Real, deputado federal (PTB)
Lamento muito a morte do Deputado Estadual Guilherme Uchoa, Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Essa é uma grande perda para o Estado, pois Guilherme era um político de conduta ilibada e de convicções firmes. Como magistrado, exerceu sua função de forma exemplar e digna. Deixo aqui minha solidariedade à família Uchoa.

Betinho Gomes, deputado federal (PSDB)
Nesse momento de dor e tristeza pelo falecimento do deputado Guilherme Uchôa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, quero prestar os meus sentimentos e a minha solidariedade aos familiares, parentes e amigos. Desejo a todos muita força nesta hora.

Eduardo da Fonte, deputado federal e presidente do Partido Progressista de Pernambuco
Pernambuco perde um exímio conhecedor das leis, da nossa história e, sobretudo, da política do nosso Estado. Perdemos um homem firme nas palavras, contundente nas opiniões, mas sempre sensível às causas sociais.  Doutor Guilherme Uchoa, como é chamado – carinhosamente - por muitos, fará muita falta, não só pela grande figura política que desempenhou há décadas. Mas também pela generosidade para com o próximo escondida na figura de presidente da Casa Joaquim Nabuco por 12 anos. À família, nossas condolências e sentimentos.

Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo do Estado de Pernambuco
Toda a diretoria do Sindilegis (Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo do Estado de Pernambuco) expressa seu mais profundo pesar com o falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Uchoa. Neste momento de dor, expressamos nossos sentimentos aos familiares, amigos, servidores da Casa e deputados estaduais.

O Sindicato ressalta que foi nas gestões de Guilherme Uchoa que os servidores do Legislativo obtiveram importantes avanços no cumprimento de suas funções na Casa. A ampliação do quadro com o concurso de 2014, as conversas permanentes com a Mesa de Negociação dos Servidores e os investimentos na estrutura interna do Poder Legislativo, com certeza, serão um legado deixado pelo presidente Guilherme Uchoa, por nós celebrados.

Que todas as pessoas mais próximas do deputado, seus eleitores e todos que de alguma forma admiravam seu trabalho, tenha o consolo espiritual para superar esse momento de tristeza.

Adalberto de Oliveira Melo, presidente do TJPE
Com pesar e sentimento de solidariedade a familiares e amigos, em nome do Poder Judiciário de Pernambuco, lamentamos o falecimento do presidente do Legislativo estadual, deputado Guilherme Uchoa. Magistrado aposentado, para além e antes mesmo de sua atuação no cenário político, Uchoa contribuiu para o TJPE e para a população através de seu trabalho no cargo de juiz em comarcas do Interior e da Região Metropolitana do Estado.

O desembargador-presidente Adalberto de Oliveira Melo, que decretou luto oficial de sete dias.

Bruno Pereira, prefeito de São Lourenço da Mata
A Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata lamenta o falecimento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, na madrugada desta terça-feira, em decorrência de problemas pulmonares, no Real Hospital Português, no Recife. Sua atuação na esfera pública, como juiz, deputado estadual e presidente do Legislativo de Pernambuco, sempre foi pautada pelos interesses do povo pernambucano, tendo um espírito de conciliação que foi essencial em vários momentos difíceis na vida política de nosso Estado. Estendemos nossos pêsames à família, em especial a dona Eva e os filhos Júnior e Giovana.

Fernando Monteiro (PP)
Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado Guilherme Uchoa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Um lutador que fará falta para a política pernambucana e que deixou um legado de trabalho e fibra, méritos importantes na atividade pública. Toda a minha solidariedade à família neste momento tão difícil.

Marcos Loreto, presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco
Guilherme Uchoa era um político que se destacava na vida pública pelo temperamento agregador, sempre preocupado em facilitar o diálogo entre os Poderes e as Instituições do Estado. Seu espírito conciliador deixará um vazio na política, principalmente neste momento de crise que enfrentamos. Particularmente, sempre tive por Guilherme uma imensa gratidão, por ter meu nome indicado pela Assembleia Legislativa para assumir uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas de Pernambuco. Era antes de tudo, um grande amigo. À esposa, filhos, netos e parentes, todo meu pesar e a minha solidariedade".

Jayme Asfora, vereador do Recife

Neste momento do falecimento do deputado estadual Guilherme Uchôa, Presidente da Assembleia Legislativa de PE, registro meu pesar e transmito minha solidariedade a toda família, especialmente a sua esposa e aos seus filhos. As divergências no campo político que tivemos nos últimos anos tornam-se menores nessa hora, quando precisamos nos unir em orações pra que todos encontrem paz.

assuntos

comece o dia bem informado: