Vereador Fred Ferreira (PSC)
Vereador Fred Ferreira (PSC)Foto: Divulgação

O vereador Fred Ferreira (PSC) sugere através do projeto de lei nº 205/2018 a instalação de um botão do pânico no interior dos ônibus. “Há um crescente aumento na quantidade de assaltos a ônibus no município, causando dia após dia mais medo, insegurança e desconforto a passageiros e funcionários. O direito de ir e vir não está sendo respeitado”, alertou o autor da proposta.

Na prática, o botão do pânico seria acionado pelo motorista para disparar um alarme na Central de Monitoramento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). “O botão de pânico será mais uma ferramenta fundamental no combate à violência, visto que, os GPS já existentes nos ônibus permitirão que, após o acionamento de tal botão por algum passageiro, ou pelo motorista ou cobrador, saibamos exatamente a localização do ônibus. Assim, as autoridades competentes poderão buscar a alternativa necessária para solucionar o problema”. o dispositivo seria utilizado em casos de alerta perigos iminentes como assaltos, roubos, violência entre passageiros ou contra funcionários, incêndios ou ações de vandalismo.

Segundo o texto, seriam colocados cartazes nos ônibus informando a existência do botão, que deverá ser instalado em local de fácil identificação dos passageiros. O Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Controle Urbano, ficará responsável pela implantação e manutenção do equipamento.

O projeto de lei foi apresentado e lido em plenário e será encaminhado às comissões competentes após o retorno das atividades legislativas.

assuntos

comece o dia bem informado: