Vereador do Recife Rinaldo Júnior (PSB)
Vereador do Recife Rinaldo Júnior (PSB)Foto: Divulgação / Câmara Municipal do Recife

Foi publicado no Diário Oficial deste sábado (9), a Lei de número 18.658/2019, sancionada no dia 06/11/2019 pelo Prefeito do Recife Geraldo Julio, que declara o recifense Paulo Freire Patrono da Educação do Recife. De autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), o projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal do Recife no dia 15/10, no Dia do Professor, em primeira e segunda discussão.

De acordo com o Projeto de Lei do vereador, em seu Art. 1º, "...Declara o Educador, Pedagogo e Filósofo Recifense Paulo Freire Patrono da Educação do Recife, em razão da dedicação de grande parte de sua vida à alfabetização e à educação da população pobre e dos relevantes serviços prestados à educação no Brasil".

Em seu discurso na Câmara, no Dia do Professor, quando a matéria foi aprovada, o vereador Rinaldo Junior (PSB) aproveitou para criticar o presidente Jair Bolsonaro. “Em contraponto ao presidente Jair Bolsonaro, que chegou até a afirmar, em seus momentos de loucura, que se pudesse lançaria um lança-chamas em toda a obra de Paulo Freire, ameaçando até retirar o nome do educador do título de Patrono da Educação do Brasil, eu subo à tribuna na tarde de hoje, primeiramente para saudar todos os professores e professoras, nessa data tão especial, e aproveitamos para anunciar nosso Projeto de Lei Ordinária que declara o recifense Paulo Freire Patrono da Educação do Recife.

Professor, educador, pedagogo, escritor, filósofo, o recifense Paulo Freire foi o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo, por isso o nome deste ilustre recifense merece ser exaltado e seu legado reconhecido. E por isso, o nosso projeto declara o Educador Recifense Paulo Freire Patrono da Educação do Recife em razão da dedicação de grande parte de sua vida à alfabetização e à educação da população pobre e dos relevantes serviços prestados à educação no Brasil”, ressaltou Rinaldo Junior.

assuntos

comece o dia bem informado: