O governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu, na manhã desta sexta-feira (8), com o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto.
O governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu, na manhã desta sexta-feira (8), com o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto.Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu, na manhã desta sexta-feira (8), com o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto, no Palácio do Campo das Princesas. Na pauta do encontro, as barragens e a transposição do rio São Francisco. Além disso, Canuto convidou o chefe do Executivo Estadual para participar da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Conselho Deliberativo da Sudene.

"Esse encontro teve como objetivo principal, além de demonstrar uma parceria do Governo Federal com o Governo Estadual, apresentar dois convites ao governador. Um deles para participar da Câmara de Conciliação e Arbitragem da AGU para tratar da sustentabilidade da operação e manutenção do projeto de integração do São Francisco e também um convite para que participe do Conselho Deliberativo da Sudene, que deve ocorrer na primeira semana de maio, para tratar do Plano de Desenvolvimento Regional da Região Nordeste", explicou o ministro.

Leia também:
João Campos pede criação de comissão para evitar desastres em barragens
Professor Paulo Dutra assume Comissão de Educação


"A gente tem a satisfação de receber o ministro do Desenvolvimento Regional aqui em Pernambuco. Nós temos parcerias importantes em desenvolvimento, que precisam ser ampliadas e discutidas, e a satisfação de saber que o ministro está com o olhar para o Nordeste, tanto é que um dos convites que ele nos fez hoje foi para participar das discussões sobre o plano de desenvolvimento do Nordeste, é uma questão que a gente há muito tempo pede". disse Paulo Câmara.

"O Nordeste precisa, como todas as regiões brasileiras, de um olhar que envolva o curto, o médio e o longo prazo e esse plano busca isso, o diálogo, a transparência e a gente vê as alternativas de desenvolvimento da nossa região. E também discutir o canal da transposição, a sua utilização, a sua gestão", concluiu o governador.

O governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu, na manhã desta sexta-feira (8), com o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto.

Crédito: Arthur Mota/Folha de Pernambuco



Também participam da reunião o secretário da Casa Civil, Nilton Mota, a secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Bruto, o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, e o secretário nacional de Segurança Hídrica, Marcelo Borges.

Transposição - De acordo com o governador, uma das principais pautas dos governadores do Nordeste é a conclusão da transposição do Rio São Francisco."As obras estão praticamente concluídas, já tem água do rio São Francisco chegando nas cidades pernambucanas e esse plano realmente precisa de gestão, precisa de organização e o Governo de Pernambuco está pronto - junto com os governos do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, para fazer essa discussão com o Governo Federal e vamos fazer. Vamos fazer de forma transparente, tranquila e em benefício da população. São duas ações importantes que a gente tem muita satisfação de saber que o novo ministro tem colocado isso como prioridade na sua gestão. É muito importante para o desenvolvimento da nossa região", destacou Paulo.

assuntos

comece o dia bem informado: