Logo Folha de Pernambuco

OLAVO DE CARVALHO

Políticos e admiradores de Olavo de Carvalho lamentam morte do escritor: 'Inegável seu legado'

Olavo morreu aos 74 anos na noite desta segunda-feira. A notícia foi comunicada pela família nas redes sociais do escritor

Olavo de Carvalho Olavo de Carvalho  - Foto: Reprodução/ Youtube

Políticos e admiradores do escritor e autointitulado filósofo Olavo de Carvalho lamentaram nas redes sociais a morte do guru do bolsonarismo. Nas publicações, afirmaram que "é inegável seu legado" e que ele foi "uma das maiores referências do conservadorismo no Brasil e no mundo". Rompida com o pai, sua filha Heloísa de Carvalho pediu que "Deus perdoe ele de todas as maldades que ele cometeu".

Olavo morreu aos 74 anos na noite desta segunda-feira. A notícia foi comunicada pela família nas redes sociais do escritor. Segundo a publicação, o guru da família Bolsonaro estava hospitalizado na região de Richmond, no estado americano da Virgínia.

Olavo de Carvalho foi diagnosticado com Covid-19 em 16 de janeiro. Oficialmente, porém, a causa da morte ainda não foi divulgada.

Em seu perfil no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte: "Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre", escreveu.
 

Filhos do presidente, os parlamentares Carlos e Eduardo publicaram condolências à família. O deputado Eduardo, ex-aluno de Olavo, afirmou que "seus livros, vídeos e ensinamentos permanecerão por muito tempo". Carlos Bolsonaro cita o "legado" deixado pelo guru bolsonarista.

O assessor da Presidência, Filipe Martins, afirmou que Olavo sempre será seu "grande farol intelectual" e disse que, para ele, "é como se a filosofia brasileira tivesse morrido".

O ministro Onyx Lorenzoni e a deputada estadual Janaina Paschoal também repercutiram a morte. O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles disse que o autointitulado filósofo era uma "pessoa especial", de "personalidade forte" e que "jamais fugiu da polêmica".

O deputado federal Coronel Tadeu lamentou que não teve a "honra de conhecê-lo", mas afirmou que "mesmo na eternidade será uma luz para os patriotas". A deputada Kátia Sastre escreveu que Olavo era "uma das maiores referências do atual movimento conservador no Brasil".

O também deputado federal Carlos Jordy chamou Olavo de um "homem brilhante"  e afirmou que "é inegável seu legado para o conservadorismo no Brasil e no mundo".

O ex-assessor da Presidência Arthur Weintraub, irmão do ex-ministro da Educação, publicou que é "muito triste perder esse gigante".

Heloisa de Carvalho, filha do guru bolsonarista e rompida com o pai, declarou: "Que Deus perdoe ele de todas as maldades que cometeu".

Veja também

Lula acusa Bolsonaro de inventar ser evangélico: ''Não acredita em Deus''
DECLARAÇÃO

Lula acusa Bolsonaro de inventar ser evangélico

Após tentativa de ser mais "enérgico, Boulos mantém índice em pesquisa
ELEIÇÕES SÃO PAULO

Após tentativa de ser mais "enérgico, Boulos mantém índice em pesquisa

Newsletter