Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES 2024

Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Datena irá tirar férias do programa na TV nesta quinta

Lei eleitoral prevê que apresentadores precisam se afastar até 30 de junho

José Luiz Datena José Luiz Datena  - Foto: Arquivo

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) irá tirar férias de seu programa na Bandeirantes, o "Brasil Urgente", a partir desta quinta-feira (27). A ideia é focar em sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo.

Datena disse ao Globo que antes, entretanto, irá cuidar de sua saúde pois está com "infecção viral que provoca muita tosse".

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta mostra que o tucano aparece em terceiro lugar na disputa, com 17% das menções, enquanto Ricardo Nunes (MDB) tem 22% das intenções de votos, contra 21% de Guilherme Boulos (PSOL).

O psolista e o emedebista estão tecnicamente empatados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Datena disse ter ficado "muito feliz" com os resultados.

Pela legislação eleitoral, Datena precisa deixar de apresentar seu programa na TV a partir de 30 de junho. Isso porque a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) prevê que a partir desta data do ano da eleição "é vedado às emissoras transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato" sob pena de multa e cancelamento do registro da candidatura.

Nos últimos dois pleitos, em 2020 e 2022, Datena enterrou sua pré-candidatura ao aparecer na televisão em 30 de junho.

Desta vez, com as férias e afastamento, ele amplia o suspense para julho ou agosto, que é quando serão realizadas as convenções partidárias. Entre 20 de julho e 5 de agosto, os partidos definem suas candidaturas e coligações e, depois disso, as siglas têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Veja também

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Governadora garante repasse das emendas parlamentares até o fim de dezembro
FOLHA POLÍTICA

Governadora garante repasse das emendas parlamentares até o fim de dezembro

Newsletter