Logo Folha de Pernambuco

racismo

Prefeita vítima de ataques racistas em 2020 é reeleita em 1º turno em Bauru

Suéllen Rosim foi vítimas de mensagens espalhadas em grupos de whatsapp. Autor foi identificado e condenado pela Justiça

Suéllen Rosim (PSD), vítima de racismo em 2020, foi reeleita em primeiro turno neste domingoSuéllen Rosim (PSD), vítima de racismo em 2020, foi reeleita em primeiro turno neste domingo - Foto: Reprodução / Instagram @suellenrosim

Primeira mulher eleita prefeita de Bauru, município mais populoso do centro-oeste paulista, a jovem Suéllen Rosim foi vítima de ataques racistas nas eleições de 2020. Em grupos de WhatsApp de servidores públicos e moradores, as postagens diziam: “Essa gente de cor, representada por essa tal de Suéllen, não vai saber administrar a cidade, não tem competência.”

A jovem mostrou a que veio e os eleitores de Bauru deixaram claro que racismo ali não passa. Neste domingo, Suéllen foi reeleita para um segundo mandato com 53,73% dos votos válidos - um total de 94.314. Ela concorreu com Chiara Ranieri (União) e com Dr Raul (Podemos).

Na época, ela soube dos ataques por pessoas próximas, que conseguiram cópias das mensagens. E registrou boletim de ocorrência. Afirmou que não poderia deixar passar aquele tipo de situação, achar que era comum e que era aceitável. “Estamos em um tempo que isso não é mais permitido, faço isso por mim e por tantas pessoas que enfrentam esse tipo de situação.”

Em agosto de 2023, o autor das ofensas racistas foi identificado e condenado pela 1ª Vara Criminal de Bauru (SP) a três anos e 22 dias de prisão. Ele foi identificado como Luiz Henrique do Nascimento, era servidor público e fez as postagens usando um telefone celular pré-pago e o nome falso de uma mulher "Daniela Bastazini Bastazin".

Pelo uso de identidade falsa para fazer a postagem ele foi condenado a mais quatro anos e dois dias de prisão. Os advogados dele recorreram para tentar reduzir a pena.

Veja também

Lira diz a aliados que Lula precisa mudar 1º escalão
CÂMARA

Lira diz a aliados que Lula precisa mudar 1º escalão

Relator de reforma recebeu emenda milionária; confira a coluna deste sábado (21)
Cláudio Humberto

Relator de reforma recebeu emenda milionária; confira a coluna deste sábado (21)

Newsletter