Logo Folha de Pernambuco

BELO HORIZONTE

Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman é internado com "insuficiência respiratória aguda"

Reeleito na capital mineira está na UTI e recebe 'assistência ventilatória', segundo boletim divulgado pelo hospital. É a quarta internação desde a eleição de 2024

Prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) está passando por graves problemas de saúdePrefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) está passando por graves problemas de saúde - Foto: Claudio Rabelo/Câmara Municipal de Belo Horizonte

O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi internado nesta sexta-feira com quadro de "insuficiência respiratória aguda", de acordo com boletim divulgado pelo Hospital Mater Dei, na capital mineira. A internação ocorre dois dias após Fuad tomar posse para o novo mandato; ele participou da cerimônia por videoconferência, devido a problemas de saúde.

Esta é a quarta internação de Fuad desde novembro, após o fim do processo eleitoral. Em julho, às vésperas da campanha, o prefeito de BH anunciou que havia iniciado tratamento contra um câncer.

Segundo o comunicado divulgado pelo hospital, Fuad foi internado na tarde desta sexta-feira na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com "insuficiência respiratória aguda, com assistência ventilatória" -- isto é, respirando com ajuda de aparelhos.

O hospital informou ainda que o prefeito "está realizando exames para avaliação do quadro".

Fuad, que tem 77 anos, informou em outubro que havia concluído seu tratamento contra um linfoma não-Hodgkin, tipo de câncer que tem origem no sistema linfático, na região abdominal. Boletim médico divulgado à época afirmou que houve "remissão completa" do linfoma.

Em novembro, o prefeito foi internado pela primeira vez após a eleição, após ser diagnosticado com um quadro de neuropatia periférica, em decorrência do tratamento contra o câncer. Ele recebeu alta após cinco dias.

Já em dezembro, o prefeito teve de ser internado em duas ocasiões, para tratar quadros de pneumonia e de sangramento intestinal. Na primeira internação, o boletim médico afirmou que o prefeito havia realizado um novo exame de reavaliação oncológica, "que demonstra remissão completa do câncer".

Quatro dias após receber alta, ele retornou ao hospital por apresentar "diarreia e desidratação". Segundo o comunicado divulgado pela equipe médica que atende o prefeito, os exames detectaram "sangramento intestinal secundário em razão da utilização de anticoagulante oral".

Fuad recebeu alta dois dias depois, mas permaneceu sob observação médica, por estar com imunidade baixa, e por isso não compareceu à própria cerimônia de posse, no dia 1º. Em participação por videoconferência, o prefeito reeleito de BH apareceu por alguns instantes no telão, de máscara e com som inaudível.

O vice-prefeito eleito Álvaro Damião (União) leu uma mensagem enviada por Fuad, na qual o prefeito agradeceu aos médicos pelo tratamento do câncer e também pelos atendimentos recentes, projetando estar "pronto para essa nova batalha do segundo mandato".

Veja também

Vice assume prefeitura de BH, após licença médica de Fuad Noman
bh

Vice assume prefeitura de BH, após licença médica de Fuad Noman

Mendonça Filho tem alta médica neste domingo (5) e vai descansar com a família
alta médica

Mendonça Filho tem alta médica neste domingo (5) e vai descansar com a família

Newsletter