Logo Folha de Pernambuco

Presidente da Argentina

Presidente argentino se reúne com Lula e celebra 'retorno do Brasil' ao cenário internacional

"Lula é um líder regional que vai dar um impulso muito importante à América Latina", diz o argentino

Foto: Evaristo Sa/ AFP

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse nesta segunda-feira (2) que a volta ao poder de Luiz Inácio Lula da Silva representa o "retorno do Brasil" ao cenário internacional, após se reunir com o novo presidente em Brasília.

"Lula é um líder regional que vai dar um impulso muito importante à América Latina", afirmou a repórteres o líder argentino de centro-esquerda. Para ele, o governo de Lula significa "o retorno do Brasil a todos os fóruns internacionais".

Fernández, que assistiu à posse de Lula na capital na véspera, garantiu que ambos estão "no mesmo caminho" em seus objetivos bilaterais e regionais.

Também o convidou para ir a Buenos Aires nos dias 23 e 24 de janeiro para a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

"Foi uma grande reunião porque decidimos claramente relançar o vínculo entre Argentina e Brasil com toda a força que deveria ter, o que nos últimos quatro anos se tornou mais difícil", disse, em referência ao mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Argentina e Brasil são países inextricavelmente ligados e nenhum momento político pode atrapalhar isso", acrescentou.

Desde que chegou ao poder, em 2019, Bolsonaro se distanciou da comunidade internacional por suas posições sobre meio ambiente ou direitos humanos, e entrou em conflito com a China e o mundo árabe.

Lula, que está em seu terceiro mandato (após 2003-2010), prometeu a volta do Brasil ao cenário internacional, especialmente com seus compromissos ambientais.

"A ausência do Brasil nos fóruns internacionais foi muito evidente e é algo que não podemos permitir porque o Brasil é um país muito importante na região", afirmou Fernández.

Lula também se reuniu durante o dia com os presidentes da Bolívia, Chile, Equador, Portugal e o rei da Espanha. Tem ainda programados encontros com o vice-presidente de Cuba e outras autoridades presentes em sua cerimônia de posse.

Veja também

Pacheco afirma que corte de gastos é urgente, será discutido logo após Reforma Tributária
Pacheco

Pacheco afirma que corte de gastos é urgente, será discutido logo após Reforma Tributária

Bolsonaro: ''Não se dá golpe com um general da reserva e meia dúzia de oficiais''
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Bolsonaro: ''Não se dá golpe com um general da reserva e meia dúzia de oficiais''

Newsletter