Diplomacia

Presidente da Colômbia e Lula se alinham em defesa da Amazônia

Gustavo Petro falou que conversou por telefone com o presidente eleito do Brasil, Lula, nesta segunda-feira (31)

Presidente colombiano Gustavo Petro em discurso na Assembleia Geral da ONU Presidente colombiano Gustavo Petro em discurso na Assembleia Geral da ONU  - Foto: Michael M. Santiago / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, informou nesta segunda-feira (31) que, em conversa telefônica com o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ambos concordaram em manter uma relação sólida em defesa da Amazônia, segundo mensagem publicada no Twitter.

"Conversei por telefone com o presidente @LulaOficial. Estendi minhas mais sinceras felicitações", indicou Petro, citando um trecho da conversa: "'As relações entre Colômbia e Brasil serão estreitas, porque ambos amamos a Amazônia', Lula me disse. Assim será, presidente", publicou o primeiro presidente colombiano de esquerda.

Com um "Viva Lula", Petro comemorou a vitória neste domingo (30), em meio a uma segunda onda de esquerda que parece se instalar na América Latina. O ex-senador e ex-guerrilheiro colombiano assumiu o cargo em 7 de agosto, com um projeto ambiental ambicioso, que pretende conduzir o país para as energias limpas e prevê que as grandes potências paguem pelo cuidado das florestas.

Veja também

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral
ELEIÇÕES 2024

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; entenda o que está em jogo
BRASIL

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; entenda o que está em jogo

Newsletter