Logo Folha de Pernambuco

POLÍTICA

Presidente de Portugal se reúne com Lula

Marcelo Rebelo de Sousa e ex-presidente falaram sobre situação política da América Latina, da Europa e guerra na Ucrânia

Lula se reuniu com o atual presidente de Portugal, Marcelo RebeloLula se reuniu com o atual presidente de Portugal, Marcelo Rebelo - Foto: Ricardo Stuckert/Instagram/Lula

O ex-presidente e pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o atual presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na manhã deste domingo (3).

O encontro ocorreu na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, no Jardim Paulista.

Segundo o portal G1, ao sair do encontro com Lula o presidente português disse que os dois conversaram sobre a situação política e econômica da Europa e da América Latina.

Rebelo voltou a falar sobre a guerra na Ucrânia e disse que, neste momento, Portugal e Brasil lidam com isso de formas diferentes. Já Lula deixou o local sem falar com jornalistas. Não há agenda prevista para o político neste domingo.

Em sua conta oficial no Twitter, Lula afirmou que os dois conversaram “sobre a situação política na Europa, na América Latina e a guerra na Ucrânia”. A reunião durou cerca de uma hora e meia.

Ainda de acordo com o portal G1, estavam presentes no encontro o diplomata Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores de Lula, Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura de Portugal, e Francisco André, secretário de estado português.

Outros encontros

Em sua visita ao Brasil, o presidente de Portugal deve se encontrar com alguns dos ex-presidentes. Na sua agenda, há uma conversa programada com Michel Temer. Ele disse ainda que deve se encontrar Fernando Henrique Cardoso, apesar de a reunião não estar na programação oficial.

Segundo Rebelo, caso não haja confirmação do encontro por parte de Bolsonaro, a agenda será retrabalhada.

Rebelo iria conversar com Jair Bolsonaro (PL), porém o encontro deve ser desmarcado. No seu blog no G1, Valdo Cruz informou que o presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição pelo PL, decidiu impor uma retaliação ao presidente de Portugal.

O chefe de Estado português tinha uma audiência prevista com Bolsonaro na próxima segunda-feira, em Brasília. Bolsonaro, porém, mandou avisar aos emissários portugueses que a audiência estaria cancelada se Rebelo se reunisse com Lula.

Antes de embarcar ao Brasil, Rebelo ressaltou em entrevista a diferente forma que Portugal e Brasil estão lidando com a guerra na Ucrânia e indicou que os dois países se aproximaram bastante nos anos anteriores. Disse ainda que uma desconversa com Bolsonaro não os separaria.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter