Justiça

Presidente do PP anuncia que vai entrar na Justiça contra Lula por pedir voto em Boulos

Ciro Nogueira reage; ato é proibido em período que antecede a campanha eleitoral

Presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI)Presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI) - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), declarou nesta quarta-feira que o seu partido vai entrar com uma representação na Justiça Eleitoral contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O chefe do Poder Executivo pediu votos para o deputado Guilherme Boulos (PSOL), que é pré-candidato a prefeito de São Paulo. A conduta é proibida pela legislação, que só permite pedido de votos durante o período oficial de campanha, que só começa em agosto.

“O Diretório Nacional do @Progressistas11 vai entrar com representação contra o ABSURDO cometido hoje contra a democracia e o povo de São Paulo pelo presidente da República e o candidato Boulos. Fizeram um comício a favor de Boulos com patrocínio de uma estatal, a Petrobras!”, escreveu Ciro nas redes sociais.

O PP irá apoiar o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que deve polarizar a disputa municipal com Boulos. Nunes também disse que irá entrar na Justiça por conta da declaração de Lula.

O senador, que foi ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, se classifica como oposição a Lula, mas o partido está representado na Esplanada de Lula com o ministro dos Esportes, André Fufuca, que é aliado próximo de Ciro.

“Não é só abuso de poder econômico. É um desrespeito com a cidade de SP e com o país. A cidade está assolada pela pior epidemia de dengue da história e o governo federal vai até lá para torrar dinheiro público com politicagem?”, criticou o presidente do PP.

Em São Paulo, durante discurso às centrais sindicais, em ato realizado no âmbito do Dia do Trabalhador, Lula chamou Boulos ao seu lado, fez elogios ao aliado e pediu que o público votasse nele na eleição municipal de outubro. O presidente afirmou que o deputado vai enfrentar "três adversários" no pleito: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter