Rio de Janeiro

Presidente do TJ assume como governador do Rio e ocupa o cargo até quarta-feira

Cláudio Castro e o presidente da Alerj, André Ceciliano, estão viajando

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade FigueiraO presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira - Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio é o governador do Rio de Janeiro até quarta-feira, dia 9. O desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira ocupou o cargo porque o governador Claúdio Castro está em missão em Nova York, nos Estados Unidos.

Eleito como vice-governador, Castro assumiu no lugar de Wilson Witzel, que sofreu impeachment. Por isso, não há vice atualmente. A equipe de Castro informou que ele estará de volta ao Rio na quarta-feira de manhã e, logo em seguida, reassumirá o cargo.

Na linha sucessória, quem assumiria o governo seria o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, mas André Ceciliano também está fora do país.


O deputado está de licença, em Portugal, por motivos particulares. Ceciliano se ausentou no dia 28 de fevereiro e comunicou à Alerj.

Ele terá descontado em folha os dias em que houver sessões deliberativas sem a sua participação. Quem assumiu a presidência da Casa foi o deputado Jair Bittencourt, 1º vice-presidente da mesa.

Nesta segunda-feira, o governador se reúne com representantes dos bancos BNP Paribas e Mizuho para negociar cláusulas contratuais da Operação Delaware.

Castro também se encontra com o diretor do Escritório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat), Chris Williams, e o embaixador Ronaldo Costa Filho, representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas.

Na comitiva do Governo do Rio estão os secretários de Fazenda, Nelson Rocha, do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, e do Gabinete do Governador, Rodrigo Abel. O secretário de Fazenda do município do Rio, Pedro Paulo, também participa das agendas.

Enquanto governador, o desembargador Henrique Figueira vai manter a agenda do TJ desta segunda e de terça-feira, quando inaugura uma exposição sobre o Dia Internacional da Mulher. Ele terá agenda de despachos com o Chefe da Casa Civil, Nicola Miccione, e aceitou um jantar no Palácio Guanabara, ainda como chefe do executivo interino.

Veja também

Barroso pede ao Judiciário seriedade no combate a queimadas criminosas
queimdas

Barroso pede ao Judiciário seriedade no combate a queimadas criminosas

Lula afirma que governo repudia "massacre" na Palestina e "terrorismo" do Hamas
GUERRA

Lula afirma que governo repudia "massacre" na Palestina e "terrorismo" do Hamas

Newsletter