Eleições 2022

Presidente do TRE-PE destaca importância de regularizar pendência na justiça eleitoral

Magistrado também abordou sobre os avanços no combate às fake news desenvolvidos pelo Judiciário

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André GuimarãesO novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André Guimarães - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Em visita à diretoria da Folha de Pernambuco, nesta segunda-feira (7), o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André Guimarães, falou sobre o compromisso de organizar os preparativos para a corrida às urnas e combater a desinformação no pleito.

O desembargador foi recebido pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, diretor-executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, e por Mariana Costa, diretora Administrativa da Folha.

O magistrado também abordou sobre os avanços no combate às fake news desenvolvidos pelo Judiciário brasileiro.

Em conversa com os diretores, André Guimarães falou principalmente sobre a necessidade de regularizar as pendências relacionadas a justiça eleitoral. A documentação deve ser regularizada até o dia 4 de maio e tudo pode ser resolvido também de forma remota, através do site do TRE-PE

“O povo exerce o seu poder através do voto”, lembra o presidente do TRE-PE.

Na edição impressa desta segunda-feira, a Folha de Pernambuco publicou uma entrevista com o presidente André Guimarães. Na ocasião, o magistrado explica que o combate às fake news é um processo evolutivo e cita a iniciativa do ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral para lidar com o tema.

“O ministro Luís Roberto Barroso criou uma secretaria de enfrentamento à desinformação, renovando um convênio que tinha sido firmado com vários órgãos de checagem da imprensa. Então, o TSE renovou esses convênios no final da gestão do ministro Barroso e isso é um comitê muito importante porque esses órgãos de checagem são de suma importância para auxiliar também a Justiça Eleitoral”, respondeu Guimarães em entrevista à Folha.

Veja também

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: maioria quer mudança na forma de governar
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: maioria quer mudança na forma de governar

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%

Newsletter