Logo Folha de Pernambuco

reforma ministerial

"Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês", diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Ministro afirma que Lula marcou reunião ministerial para 21 de janeiro e que trocas devem ocorrer antes dessa data

Rio Costa diz que presidente Lula está refletindo sobre as mudanças, mas negou que as alterações tenham relação com a eleição das mesas diretoras do Senado e da CâmaraRio Costa diz que presidente Lula está refletindo sobre as mudanças, mas negou que as alterações tenham relação com a eleição das mesas diretoras do Senado e da Câmara - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem indicado que fará mudanças na equipe de ministros ainda no mês de janeiro. O presidente marcou uma reunião ministerial para o dia 21 de janeiro e, de acordo com Rui Costa, eventuais trocas no primeiro escalão do governo ocorrerão antes dessa data.

— O presidente está focado em aperfeiçoar a gestão e, portanto, há um indicativo de que as mudanças que ocorrerem e ele quer fazer eventuais mudanças ainda este mês, até para que quem entrar possa ter mais tempo de fazer as alterações que o presidente espera. Teremos uma reunião de ministérios no dia 21 e eventualmente alterações, se o presidente assim decidir, podem ser feitas antes dessa reunião — disse o Rui Costa em entrevista à Globo News.

Rui Costa afirmou que Lula está refletindo sobre as mudanças, mas negou que as alterações tenham relação com a eleição das mesas diretoras do Senado e da Câmara, marcadas para 1º e 3 de fevereiro, respectivamente.

A primeira troca ministerial feita por Lula em 2024 foi sacramentada na terça-feira, quando o presidente comunicou a saída de Paulo Pimenta do comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom) para a chegada do publicitário Sidônio Palmeira, mudança que já era dada como certa desde o início de dezembro, devido ao descontentamento do petista com o desempenho da comunicação do governo.

Lula, no entanto, está insatisfeito com o desempenho do governo em outras áreas e deverá fazer mudanças mirando acordos de apoio para sua candidatura à reeleição em 2026.

Veja também

Bolsonaro é convidado para posse de Trump e oposição reúne comitiva com 37 deputados
EUA

Bolsonaro é convidado para posse de Trump e oposição reúne comitiva com 37 deputados

Anielle reage após vice-presidente do PT posar com família dos Brazão e defender inocência
indignação

Anielle reage após vice do PT posar com família dos Brazão

Newsletter