Desenrola Brasil

Programa Desenrola Brasil foi usado por 20% dos entrevistados, mostra pesquisa do Mercado Pago

A iniciativa, criada pelo governo federal em julho de 2023 para facilitar a renegociação

Desenrola BrasilDesenrola Brasil - Foto: Divulgação

Pesquisa realizada pelo Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, aponta que 20% de um universo de 1,6 mil pessoas entrevistadas usou o Programa Desenrola Brasil para pessoas físicas renegociarem suas dívidas.

A iniciativa, criada pelo governo federal em julho de 2023 para facilitar a renegociação, encerrou nesta segunda-feira, 20.

Os juros altos representaram a maior das dificuldades para sair das dívidas, de acordo com 46% dos entrevistados. Também entram nesta lista a falta de organização e planejamento financeiro (27%), problemas de negociação com os credores (15%), desemprego e outros imprevistos financeiros (12%).

"Segundo os números, 35% dos brasileiros buscam condições especiais na hora de solicitar crédito, mostrando que boas ofertas de pagamento são cruciais quando o assunto é crédito", afirma Fernanda Laranja, gerente sênior de Políticas Públicas do Mercado Pago. A pesquisa ainda revela que 31% procuram liberação rápida, 15% transparência em relação ao quanto vão pagar e 11% juros atrativos.

Os resultados do programa ficaram abaixo da expectativa do governo, mesmo com o prazo de participação prorrogado duas vezes, a última para hoje. Foram 15 milhões de brasileiros atendidos, com renegociação de R$ 52 bilhões de dívidas, de acordo com dados mais recentes do Ministério da Fazenda. A estimativa, no entanto, era que fossem alcançadas 30 milhões de pessoas, somente na Faixa 1 do programa, voltada à baixa renda e com garantia do Tesouro Nacional.

Apesar disso, o programa encerra com boas avaliações. "Com o Desenrola, conseguimos restabelecer a saúde financeira de muitas pessoas. Na primeira etapa do programa, em 2023, chegamos a limpar o nome de mais de 1 milhão de clientes com dívidas até R$ 100", diz Fernanda. Segundo ela, no primeiro trimestre de 2024, o Mercado Pago apoiou quatro vezes mais a recuperação econômica dos seus usuários em relação ao mesmo período do ano passado, o que demonstra a capacidade que esta agenda teve ao apoiar os brasileiros no desendividamento.

A pesquisa foi realizada com os usuários do banco no fim de abril e a maioria dos respondentes têm entre 18 a 29 anos (52%). O restante (48%) têm 30 anos ou mais.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter