Logo Folha de Pernambuco

Política

Promotor de cortes na Rouanet, André Porciúncula confirma candidatura a deputado federal pela Bahia

Maior reformulação da lei de fomento às artes desde sua criação é bandeira do número dois de Mario Frias, que concorrerá à Câmara por SP

André Porciuncula André Porciuncula  - Foto: Câmara de Salvador

Número dois da secretaria especial da Cultura em Brasília e responsável pela aplicação da Lei Rouanet, André Porciúncula foi ao Twitter, nesta terça (22), confirmar que sua filiação ao PL, feita no sábado (19) ao lado do presidente Jair Bolsonaro e de seu filho Eduardo, está ligada à eleição de 2022.

O secretário de Fomento e Incentivo deve concorrer a uma vaga de deputado federal pela Bahia, seu estado natal. Seu chefe, Mario Frias, também está no partido do presidente Bolsonaro desde o dia 12 e deve concorrer à Câmara Federal pelo estado de São Paulo.

Em suas redes sociais, Porciúncula anexou uma imagem da notícia de sua candidatura e escreveu:"Tenho muito orgulho de ter feito a maior reformulação da Lei Rouanet em seus 30 anos de existência."
 

Alinhado à ala ideológica do governo federal e afeito a polêmicas nas redes assim como Frias, o soteropolitano Porciúncula foi nomeado chefe da Rouanet em março de 2020. Em dois anos, promoveu a maior reformulação da principal lei federal de fomento às artes em seus 30 anos de existência.

Um decreto da Cultura publicado em janeiro deste ano determinou, entre outras coisas, a diminuição do cachê dos artistas contratados na Rouanet de R$ 45 mil para R$ 3 mil, estabeleceu mecanismos específicos para o inventivo de arte sacra, um aceno à base religiosa de Bolsonaro.

De acordo com produtores culturais, durante a gestão de Porciúncula a aprovação e análise de projetos teve seu prazo muito amplicado, o que levou alguns profissionais inclusive a acionar a justiça para liberar seus projetos.

Em seu post, ex-oficial da PM baiana que gosta de ser chamado de "Capitão Cultura" também agradeceu a Bolsonaro e a Frias "pelo exemplo de liderança, por comandarem todo esse processo importante de mudanças."

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter