Logo Folha de Pernambuco

Câmara dos Deputados

PSDB, PSB e PDT recuam de apoio a Elmar e devem fechar aliança com Motta na sucessão da Câmara

Motta consolidou maior bloco de apoios da Casa e também tem encaminhado o apoio do partido de Elmar

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos - PB) O deputado federal Hugo Motta (Republicanos - PB)  - Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados

As bancadas do PSDB, PSB e PDT da Câmara vão se reunir amanhã para decidir a posição na disputa pelo comando da Casa. Os três partidos haviam sinalizado que apoiariam a candidatura de Elmar Nascimento (União-BA), mas pretendem recuar da decisão e embarcar na aliança com Hugo Motta (Republicanos-PB), que já possui o apoio dos principais partidos da Casa.

De acordo com integrantes do PSB e do PDT, a ideia é que as duas legendas façam juntas o anúncio de apoio ao candidato do Republicanos. Já o PSDB vai anunciar o mesmo entendimento, mas em um evento separado. Os três partidos possuem juntos 44 deputados.

Apesar de terem fechado um compromisso com Elmar, as três siglas entendem agora que o deputado não se manterá como candidato na disputa devido ao favoritismo de Motta. O União Brasil também deve se reunir amanhã e sacramentar a desistência de Elmar.

Além disso, o PSD, que tem Antonio Brito como candidato, também se reunirá para decidir se mantém ou não a candidatura dele. Há uma pressão de deputados da legenda para também embarcarem no grupo de Motta.

Por sua vez, o PSOL é outra sigla a se reunir amanhã e deve apresentar um candidato próprio para concorrer contra o líder do Republicanos.

Motta é o candidato apoiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e já tem oficialmente os apoios do PL, PT, PCdoB, PV, Republicanos, MDB e Podemos. Juntas, as legendas têm 326 deputados, mais do que o suficiente para vencer a disputa na Casa no primeiro se forem desconsideradas traições.

Diante desse cenário de favoritismo, integrantes do União Brasil agiram para convencer Elmar a desistir da disputa e o partido passou a negociar espaços na Casa com Lira e Motta.

Para abrir mão da candidatura, Elmar deve ser escolhido para comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O União também quer a relatoria do orçamento e ter a terceira pedida da Mesa Diretora da Câmara, que deve ser a segunda vice-presidência.

Veja também

Câmara acelera projeto que prevê prisão em audiências de custódia de crimes hediondos
Brasil

Câmara acelera projeto que prevê prisão em audiências de custódia de crimes hediondos

Governo debate se inclui mudanças nos pisos de Saúde e Educação em pacote fiscal
Pacote fiscal

Governo debate se inclui mudanças nos pisos de Saúde e Educação em pacote fiscal

Newsletter