Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

PSOL aciona Justiça contra Nunes e Tarcísio por homenagem a Michelle e estadia de Bolsonaro

Partido pede que prefeito seja investigado por concessão de título de cidadã honorária no Theatro Municipal e governador por receber ex-presidente

Jair e Michelle BolsonaroJair e Michelle Bolsonaro - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O PSOL quer que a Justiça investigue o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital paulistana, Ricardo Nunes (MDB), por suas condutas durante a última passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado. Na última segunda-feira (25), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro recebeu o título de cidadã honorária no Theatro Municipal, motivo pelo qual a sigla solicita que a Procuradoria-Geral de Justiça responsabilize o prefeito. Já em relação ao governador, o Ministério Público foi acionado por Tarcísio ter hospedado o ex-mandatário no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governo paulista.

A representação contra o governador é assinada pela deputada estadual Ediane Maria e a presidente do diretório do PSOL, Débora Lima. No documento, as duas afirmam que a administração pública veda gastos com a hospedagem de pessoas fora do calendário oficial.

"Além disso, receber figura que não exerce no momento nenhum cargo público, e que ainda figura como investigado pelo crime de atentar contra o Estado Democrático de Direito, fere os princípios da impessoalidade e moralidade, norteadores do uso de imóveis públicos", diz trecho da representação.

Antes de representar contra Tarcísio de Freitas, o PSOL já havia acionado a Procuradoria-Geral do estado contra Nunes. O motivo foi o fato de Nunes ter entregado o título de cidadã honorária a Michelle, mesmo após a Justiça de São Paulo ter negado que a homenagem pudesse ocorrer no local.

O aluguel do espaço foi pago pelo vereador Rinaldi Digilio (União-SP), autor do projeto que concedeu a homenagem, que relatou ter feito um empréstimo de R$ 100 mil para custear.

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter