Logo Folha de Pernambuco

Brasil

PT fecha apoio a Alcolumbre para presidência do Senado

Bancada deve ainda anunciar o posicionamento oficial

Alcolumbre: presidente da CCJ trabalha a favor de Dino Alcolumbre: presidente da CCJ trabalha a favor de Dino  - Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

A bancada do PT, com 9 senadores, decidiu apoiar o senador Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado, na votação marcada para fevereiro de 2025. O anúncio oficial deve ocorrer ainda, mas a decisão foi costurada internamente, nos últimos dias, com apoio de membros do governo.

Alcolumbre também esteve recentemente reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem dito que não deve influenciar diretamente na eleição do Congresso, embora, não tenha colocado empecilhos ao nome do senador.

A negociação para apoiar Alcolumbre passou por lugares na mesa e presidências de comissões da Casa. Os petistas querem a segunda vice-presidência e um colegiado de destaque, como a Comissão de Desenvolvimento Regional, hoje comandada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) e dona de boa parte das emendas de comissão.

Alcolumbre já tem o apoio do PL, principal partido da oposição do Senado, com 14 senadores. Ele conseguiu o apoio da sigla com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele tem ainda o PP, presidido por Ciro Nogueira (PP-PI), e os governistas PSB e PDT.

Veja também

Veja como votou cada deputado na urgência do projeto das emendas
Emendas

Veja como votou cada deputado na urgência do projeto das emendas

Câmara acelera projeto que muda emendas parlamentares
Emendas

Câmara acelera projeto que muda emendas parlamentares

Newsletter