Logo Folha de Pernambuco

brasília

PT formaliza queixa contra deputado bolsonarista no Conselho de Ética da Câmara

Segundo relatos do deputado federal Miguel Ângelo Filho (PT-MG), o deputado José Medeiros (PL-MT) o teria empurrado, pisado em seu pé e proferido xingamentos contra ele na plenária

Imagens registradas pelas câmeras de segurança mostram o momento em que José Medeiros (PL) pisa no pé do petistaImagens registradas pelas câmeras de segurança mostram o momento em que José Medeiros (PL) pisa no pé do petista - Foto: Reprodução

O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, nesta quinta-feira (9), uma representação contra o deputado José Medeiros (PL-MT) no Conselho de Ética da Câmara após o episódio de agressão contra o deputado federal Miguel Ângelo Filho (PT-MG), na última quarta-feira. O partido pede, na manifestação, que José Medeiros responda por quebra de decoro parlamentar.

No documento enviado ao Conselho, o partido pede abertura de processo ético disciplinar e acusa Medeiros de ser “useiro e vezeiro” em situações de agressão na Câmara. Além disso, o texto da representação diz que o PT considera a conduta “intolerável e de extrema gravidade”, alegando, ainda, que o deputado bolsonarista teria proferido xingamentos contra Miguel Ângelo no momento da agressão.

Segundo o petista contou ao pedir questão de ordem na plenária, Medeiros o empurrou e pisou no seu pé. O deputado do PL teria, também, tentado intimidar a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Na ocasião, Miguel Ângelo pediu as imagens feitas pelas câmaras de segurança da Casa. A 2° Secretária da Câmara dos Deputados, a deputada Maria do Rosário, que conduzia a sessão, autorizou, em seguida, a liberação das imagens e instou o colega de partido a fazer a queixa.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que o deputado do PL pisa no pé do petista:

Não é a primeira vez que o deputado do PL se vê envolvido em situação semelhante. No ano passado, o PSOL chegou a apresentar um pedido de cassação do bolsonarista após ele ter interrompido uma fala da deputada Talíria Petrone, durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias. O tema do encontro era o assassinato de Genivaldo de Jesus, em Sergipe, em uma ação da Polícia Rodoviária Federal, e Talíria mencionou a morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips no Vale do Javari.

Medeiros tentou impedir a fala da parlamentar dizendo para ela se ater ao tema da audiência. Ele chegou a levantar e partiu em direção ao deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que pediu respeito à fala de Talíria. A partir daí, começou um bate-boca entre Medeiros e Teixeira e os seguranças intervieram.

Veja também

Cláudio Castro promete ir ao STF contra decreto de Lula com regras sobre uso da força policial
FORÇA POLICIAL

Cláudio Castro promete ir ao STF contra decreto de Lula com regras sobre uso da força policial

PGR se manifesta contra soltura de general investigado por plano para matar Moraes, Lula e Alckmin
PLANO GOLPISTA

PGR se manifesta contra soltura de general investigado por plano para matar Moraes, Lula e Alckmin

Newsletter