Logo Folha de Pernambuco

negociações

PT negocia com Hugo Motta e Arthur Lira indicação para o TCU

Acordo envolve o apoio do partido de Lula a Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara

Tribunal de Contas da União (TCU)Tribunal de Contas da União (TCU) - Foto: Senado Federal/Divulgação

A bancada do PT na Câmara negocia com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), candidato à sucessão no comando da Casa, a indicação de um ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

A ideia é que o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoie Motta como sucessor de Lira e tenha o cargo na Corte de Contas.

Os petistas não decidiram ainda quem querem indicar para o cargo e não há ainda um acordo fechado. Também não está claro como a vaga seria viabilizada. Uma parte do PT avalia que seria possível convencer o ministro do TCU Augusto Nardes, que é ligado ao PP de Lira, a antecipar sua aposentadoria, o que daria para a Câmara a chance de indicar seu substituto.

Apesar da sinalização favorável ao líder do Republicanos, a bancada do PT também não anunciou oficialmente que vai apoiar Motta.

A cúpula do PT apoia o aliado de Lira, mas há uma ala de deputados que prefere esperar antes de anunciar uma decisão. A Executiva Nacional da legenda se reúne hoje para debater os resultados das eleições municipais e o PT da Câmara vai se reunir amanhã.

Uma ala do partido avalia que já há condições para que a legenda anuncie a aliança com o candidato do Republicanos nesta semana, mas outra parte da sigla discorda.

Adversários de Motta e que fizeram um pacto para se unir contra ele, os líderes do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e do PSD, Antonio Brito (BA), trabalham para adiar a decisão do PT. Eles têm focado em acenos ao partido e, diferente do candidato do Republicanos, acenam na construção de um bloco governista que isole o PL.

Dentro desse cenário, o PT poderia ter a primeira escolha nos cargos da Mesa Diretora, o que daria a eles o direito a ter a primeira vice-presidência da Casa. Se PL e PT estiverem com Motta, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro deve ficar com a vice e o PT com a primeira-secretaria.

Mesmo assim, boa parte dos petistas duvida da viabilidade desse acordo proposto por Elmar e Brito e não vê disposição da maioria da Câmara em isolar o PL. Para esse grupo, seria melhor fazer um arranjo que contemple todos os principais partidos em vez de dividir a Casa em uma disputa em que o PT poderia ficar do lado perdedor.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter