Logo Folha de Pernambuco

PRESIDENTE LULA

Quadril, drenagem e embolização: Lula fará nesta quinta (12) terceiro procedimento desde a posse

Presidente está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde a madrugada de terça-feira

Lula assiste a lançamento de programa para a indústria no Palácio do Planalto Lula assiste a lançamento de programa para a indústria no Palácio do Planalto  - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará nesta quinta-feira pelo terceiro procedimento cirúrgico desde que assumiu o mandato, em janeiro do ano passado. O mandatário realizará uma embolização da "artéria meníngea média" para impedir novos sangramentos na cabeça.

De acordo com a equipe médica, este tipo de cirurgia é comum em pacientes que se submetem à drenagem de hematoma cerebral, a cirurgia que Lula fez na madrugada de terça-feira. O procedimento deve durar cerca de uma hora, e o cardiologista Roberto Kalil Filho afirmou que o risco é "baixo".

Em nota, a equipe médica de Lula diz que o presidente passou "bem" durante o dia.

 

"Como parte da programação terapêutica, (Lula) fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã", diz o comunicado da equipe do Sírio-Libanês.

O boletim reforça que Lula "permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares".

Os três episódios tiveram graus diferentes de complexidade. Em setembro do ano passado, Lula passou pela cirurgia mais invasiva, para tratar dores que o presidente tinha no quadril. No mesmo procedimento, os médicos também realizaram uma blefaroplastia para retirada do excesso de pele nas pálpebras.

As dores no quadril já incomodavam Lula desde a campanha eleitoral em 2022. Em fevereiro, logo após tomar posse, ele começou a preparação para a cirurgia com exames de imagem a bacia, coluna e lombar. Meses antes da cirurgia, ele chegou a ir ao Sírio-Libanês, onde passou por um procedimento de infiltração para reduzir as dores.

Na madrugada da última terça-feira, Lula passou por uma cirurgia após sentir dores de cabeça, uma consequência de um acidente doméstico sofrido em outubro no Palácio da Alvorada.

Na segunda-feira, o presidente se mostrou indisposto e com dores de cabeça, o que antecipou a ida ao hospital, onde exames constataram a necessidade de drenar uma hemorragia intracraniana.

O acidente ocorreu, segundo relatou Lula, quando o presidente estava sentado no banheiro da residência presidencial cortando as unhas dos pés quando se desequilibrou e caiu. Na ocasião, Lula recebeu pontos no corte e foi submetido a exames no Hospital Sírio-Libanês, mas liberado no mesmo dia.

Durante o mandato, Lula passou no hospital em outras ocasiões, para exames de rotina, para tratamento das dores no quadril e também para retornar para exames após os procedimentos já realizados.

Internações e Exames de Lula desde 2023:

Fevereiro de 2023 - Exames e ressonância no quadril

Março de 2023 - Diagnóstico de Pneumonia

Julho de 2023 - Exames de rotina e infiltração no quadril

Setembro de 2023 - Cirurgia de Artrose

Janeiro de 2024 - Exames de Rotina

Outubro de 2024 - Acidente no Alvorada e exames nas semanas seguintes

Novembro de 2024 - Exames após acidente no Alvorada

Dezembro de 2024 - Cirurgia após sangramento no crânio

Veja também

Cirurgia de Lula para impedir novos sangramentos na cabeça foi concluída sem intercorrências
PRESIDENTE LULA

Cirurgia de Lula para impedir novos sangramentos na cabeça foi concluída sem intercorrências

Internação de Lula estende negociação por troca na comunicação
GOVERNO FEDERAL

Internação de Lula estende negociação por troca na comunicação

Newsletter