Logo Folha de Pernambuco

Exército

"Qualquer militar ou civil, ninguém está acima da lei", diz comandante após reunião com Alckmin

General Tomás Paiva se encontrou com vice-presidente nesta sexta-feira em Brasília

General Tomás Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército General Tomás Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército  - Foto: Divulgação/Exército

O comandante do Exército, general Tomás Paiva disse que “ninguém está acima da lei” ao ser questionado sobre o andamento das investigações sobre participação de integrantes das Forças Armadas nos atos terroristas de 8 de janeiro.

— Qualquer militar ou civil, ninguém está acima da lei. Isso a gente faz com tranquilidade.

Leia também: Moraes dá 24h para PGR se manifestar sobre posse de deputados que participaram de atos golpistas

Substituto do general Julio César Arruda no comando do Exército, em decisão tomada por Lula no último fim de semana, o general Tomás se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmim na tarde desta sexta-feira em Brasília. No final do encontro, Alckmin acompanhou o comandante até a porta da vice-presidência.

— Foi uma visita de cortesia. Com calma vou falar oportunamente com todo mundo — disse o general a jornalistas.

O comandante afirmou que conversou com Alckmin sobre a indústria de Defesa. Alckmin está encarregado de coordenar um programa de revitalização da indústria da Defesa no Brasil. Ficará com o Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento, pasta chefiada por Alckmin, a tarefa de comandar o grupo de trabalho para revitalizar o protagonismo deste mercado.

Questionado se haverá novas trocas no Exército, afirmou que o assunto será discutido em breve. Em fevereiro, o Alto Comando do Exército se reunirá para deliberar sobre as novas promoções de generais.

— Por enquanto a gente está tranquilo, quando tiver a reuniões administrativas normais, de promoção e transferência, a gente vai fazer as trocas necessárias.

O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes deve deixar o Comando Militar do Planalto (CMP) até março. Novas trocas na Força ficarão a cargo do general Paiva, sem interferência direta do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Como mostrou O Globo, em reunião no Palácio do Planalto na quinta-feira, o novo comandante do Exército reforçou o compromisso de investigar e punir culpados que sejam integrantes das Forças Armadas com envolvimento com os ataques terroristas de 8 de janeiro. Na conversa, que durou 40 minutos e teve a participação do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o general fez um balanço da sua primeira semana no cargo.

Veja também

Newsletter