Ciro, Tebet, Lula e Bolsonaro marcam presença este sábado em Salvador
Bolsonaro faz motociata em orla; já Lula, Ciro e Tebet participam de cortejo no Centro
Em Salvador (BA), quatro pré-candidatos a Presidência da República participam de atos públicos na cidade na manhã deste sábado (2).
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes ( PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS) participam do Cortejo de Comemoração da Independência da Bahia, no centro da capital baiana, enquanto o presidente Bolsonaro (PL) faz motociata na orla da cidade.
Esta é a primeira vez em que os canditatos à Presidência da República participam de mesmo evento público no mesmo dia. Apesar disso, até a publicação deste texto, apenas Ciro e Tebet se econtraram durante o cortejo.
O encontro foi registrado nas redes dos presidenciáveis. Embora os acenos entre eles seja frequente, uma aliança entre Ciro e Tebet é vista como improvável. As divergências na agenda econômica entre os dois pré-candidatos descartam uma eventual coalização entre o pedetista e a medebista.
“Eu e Simone Tebet nos encontramos há pouco, nas ruas, envolvidos pelo calor do povo baiano. Democracia é isso: convivência harmônica e respeitosa”, escreveu Ciro no Twitter.
Assim como o pedetista, Simone Tebet também ressaltou a democracia ao registrar o encontro em suas redes. “Bahia é terra de todos. Democracia e civilidade. Adversário não é inimigo. O Brasil precisa de tolerância e respeito”, escreveu, compartilhando uma foto ao lado de Ciro.
Durante o evento, o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo baiano ACM Neto (União Brasil) se encontrou com Tebet. Visto como peça central na política do estado, Neto tem se mantido equidistante dos principais pré-candidatos a presidente.
É a segunda vez que o ex-ministro Ciro e a senadora participam da mesma agenda nesta semana. Os dois discursaram em um evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na quarta-feira, em Brasília. Porém não se encontraram na ocasião, já que Ciro participou da cerimônia remotamente. Ainda assim, não deixaram de fazer acenos um ao outro.
Em entrevista coletiva após sua fala no evento, Tebet admitiu que, por ter um viés mais liberal do que Ciro, tem obstáculos para se aliar com Ciro. No entanto ela afirmou que, “no momento oportuno”, se sentará junto com o pedetista.
"Nós temos uma divergência de como tirar o Brasil da crise. Sou mais liberal na economia. Não é o momento de rever as reformas nem discutir a autonomia do Banco Central. [Mas] vamos estar sentados no momento oportuno. Democracia se faz no diálogo", afirmou a senadora.
Tebet disse ainda que acredita ser possível, através do diálogo, chegar a um consenso de ideias com Ciro, desde que cada um possa ceder ou chegar a um meio termo em relação a suas propostas. Por fim, completou: "Quem sabe podemos ter o PDT dentro da nossa frente democrática."
Lula
O ex-presidente Lula chegou ao cortejo acompanhado do ex-governador e candidato à vice-presidente na chapa, Geralado Alckmin (PSB). Ciro Gomes chegou ao local aproximadamente no mesmo horário, mas em outro ponto do evento.
Leia também
• Lula chama PEC aprovada no Senado de "eleitoral" e diz que Bolsonaro "quer comprar o povo"
• Bolsonaro diz que retorno da esquerda deixará os EUA "isolados"
• Aliados de Lula criticam mudança no orçamento que pode reduzir recursos para o próximo presidente
Além de Alckmin, Lula estava com a esposa, Janja; o governador Rui Costa, e o pré-candidato ao Governo pelo PT, Jerônimo Rodrigues.
“Eu acho que seria importante que o povo brasileiro conhecesse o que é o 2 de Julho na Bahia. Aqui, a Independência foi feita com sangue, com morte de negros, indígenas, padres, freiras e o povo trabalhador que lutou para expulsar os portugueses. Então é isso que você vê, não é um desfile militar, é um desfile do povo, isso que significa independência”, disse Lula durante a caminhada na Lapinha. Na Fonte Nova, ele deve falar no encerramento da festa, que celebra a luta do povo baiano contra tropas portuguesas que insistiam em manter o Brasil como uma colônia.
A senadora Simone Tebet chegou um pouco depois, por volta das 9h40, e foi ao encontro de Ciro, com quem conversou brevemente. Tebet estava acompanhada do ex-deputado Roberto Freire, presidente do Cidadania, que compõe a chapa.
Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro chegou ao Farol da Barra por volta das 9h30, para uma motociata, que é marca da sua pré-campanha. O trajeto percorre a orla soteropolitana até o Parque dos Ventos. Estava presente também, em sua garupa, o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL), seu pré-candidato ao Governo da Bahia.
Antes de inicar a motociata, Bolsonaro discursou por cerca de 5 minutos em um trio elético no local. Em sua fala, o presidente abordou a alta dos combustíveis e criticou os governadores do Nordeste, apoiadores, em sua maiores, do ex-presidente Lula.