Quem é Sheila de Carvalho, anunciada como assessora especial de Flávio Dino no Ministério da Justiça
Advogada, professora, militante da Coalizão Negra Por Direitos e Coordenadora de Direitos Humanos da OAB-SP integrou a equipe de transição
Integrante do grupo de transição, a advogada Sheila de Carvalho foi anunciada, nesta sexta-feira (16), como assessora especial do futuro ministro Flávio Dino, no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além de advogada, ela também é professora, militante da Coalizão Negra Por Direitos e Coordenadora de Direitos Humanos da OAB-SP.
Em novembro, ela participou da COP 27, onde discutiu com lideranças e especialistas os desafios da justiça climática mundial. Na transição, integrou justamente o grupo de Justiça e Segurança Pública.
Leia também
• STF vai considerar resolução no julgamento do orçamento secreto
• Lula tem primeira conversa com futuros comandantes das Forças Armadas
• PT de Lula e PL de Bolsonaro se unem no Congresso para aprovar nova partilha do orçamento secreto
Sheila também participa do Grupo Prerrogativas, grupo de juristas que ficou conhecido por posicionamentos incisivos contra a prisão em segunda instância e pelo entendimento de que o ex-juiz Sergio Moro agiu “com parcialidade” na Lava Jato. Como advogada, ela fundou o primeiro escritório dedicado exclusivamente para litigância estratégica em direitos humanos e justiça climática.
Dino anunciou novos nomes
Além de Shiela, Dino anunciou nesta sexta-feira o ex-deputado federal Wadih Damous como chefe da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor. Filiado ao PT, Damous foi presidente da OAB do Rio de Janeiro e figurou como advogado de defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando ele estava preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.
Dino também anunciou mulheres para vagas na direção do ministério. A advogada Tamires Sampaio será a coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), que foi lançado no segundo mandato de Lula e agora deve ser retomado.
Ao ser anunciada em novembro como integrante da equipe de transição de Lula, a advogada esbanjou bom humor ao ser confundida com a ex-dançarina do grupo 'É o Tchan!', a também Scheila Carvalho, que só não é homônima da jurista por ter um 'c' a mais no nome. Nas redes sociais, a ativista dos direitos humanos prometeu "segurar o tchan e cumprir a tarefa" determinada pelo presidente eleito.
Já a advogada Estela Aranha assumirá a coordenadoria de assuntos digitais, órgão que será vinculado ao gabinete do ministro e tratará de assuntos relacionados a plataformas online e proteção de dados.
Flávio Dino também anunciou quem será o seu número 3 na pasta - Diego Galdino, que exercerá a função de secretário-executivo adjunto. Homem de confiança do senador eleito pelo PSB, ele comandou diversas secretarias no governo do Maranhão, como de Estado, Cultura e Turismo, Meio Ambiente e Casa Civil.