Agência de Inteligência

"Queremos controle", diz indicado de Lula para dirigir a Abin

Agência utilizou nos três primeiros anos do governo Bolsonaro sistema capaz de monitorar a localização de até 10 mil celulares por ano

Delegado Luiz Fernando Corrêa é ouvido em comissão no SenadoDelegado Luiz Fernando Corrêa é ouvido em comissão no Senado - Foto: Pedro França/Agência Senado

O delegado da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa, indicado pelo presidente Lula para a direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), defendeu, em sabatina no Senado, o controle de órgãos externos e social sobre as atividades da agência. A sabatina ocorre dois meses depois da indicação de Corrêa pelo presidente em meio a questionamentos sobre a equipe que ele levou para a agência.

— Quem trabalha dentro falei e com vocação de servidor público não tem medo de controle. Queremos controle pelos órgãos e o controle social sobre a nossa atividade. Em contrapartida vamos lutar junto com o Parlamento para melhorar a capacidade de entrega — afirmou Corrêa.

Em março, o Globo revelou que a Agência utilizou nos três primeiros anos do governo Bolsonaro um sistema capaz de monitorar a localização de até 10 mil celulares por ano. A revelação levou à instauração de investigações na Polícia Federal, no Ministério Público Federal e no Tribunal de Contas da União.

Luiz Fernando Corrêa é delegado aposentado da Polícia Federal e ocupou o cargo de diretor-geral da da Polícia Federal de 2007 a 2011, durante o segundo mandato do presidente Lula.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter