Randolfe diz que Senado deve votar indicação de Zanin até dia 21
Segundo o senador Randolfe Rodrigues, há um comprometimento de se haver um rito célere para aprovar o nome escolhido por Lula
A indicação do advogado Cristiano Zanin para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pode ser votada pelo plenário do Senado até dia 21 de junho, segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP).
—A ideia é até o dia 21 de junho, nós votarmos [o nome de Zanin]. Dentro desse limite de data para votar aí se pressupõe um roteiro— disse Randolfe.
Leia também
• Juiz nega suspender indicação de Zanin ao Supremo
• Zanin procura lideranças evangélicas que apoiaram nomeação de André Mendonça
• Reforma tributária e indicação de Zanin movimentam semana no Congresso
Segundo ele, essa é a data limite para a votação no plenário, ou seja, a última fase do processo que conta ainda com uma sabatina é votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP).
—Alcolumbre se comprometeu com um rito célere para a aprovação de Zanin— disse Randolfe, lembrando que Alcolumbre se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada.
—Pode ser que semana que vem tenha leitura de relatório— disse ainda Randolfe.
O Globo apurou, no entanto, que o rito pode demorar alguns dias a mais e que o governo quer que a aprovação do nome de Zanin aconteça ao menos antes do início do recesso do Judiciário, marcado para 1º de julho.
O advogado já iniciou as conversas, mas ainda de forma tímida e avalia permanecer em Brasília ao longo do feriado para intensificar os encontros.
Lula em campo
Randolfe afirmou ainda que Lula deve se reunir com líderes da Câmara na próxima semana. O encontro estava marcado para essa segunda-feira (5), mas foi cancelado.
—Como está em regime remoto da Câmara muitos deputados não estavam aqui. Teríamos esse impasse—, disse Randolfe.
—Achamos por bem deixar para semana que vem.