Logo Folha de Pernambuco

Política

Randolfe diz que vai chamar Weintraub para falar sobre influência de Centrão no FNDE

Em entrevista à CNN Brasil, ex-ministro da Saúde disse que Bolsonaro pediu para que ele entregasse órgão ao Centrão

Ex-ministro da Educação, Abraham WeintraubEx-ministro da Educação, Abraham Weintraub - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Leia também

• Planalto decreta sigilo em encontros de Bolsonaro com pastores lobistas do MEC

• Sem CPI, Comissão de Educação do Senado faz investigação a suspeitas de ilegalidades no MEC

• Comissão de Educação atua como CPI e vai ouvir envolvidos em denúncias sobre pastores no MEC

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou, nesta quarta-feira (13), que entrou com um pedido para convidar o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub para prestar depoimento à Comissão de Educação e Cultura do Senado. O motivo para o convite do ex-aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) é motivado pela declaração dada recentemente por Weintraub de que o mandatário teria pedido para entregar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao Centrão.

"Meu chefe, ele falou: 'você vai ter que entregar o FNDE para o Centrão'. Falei: ‘presidente, não faça isso", disse Weintraub em entrevista à CNN Brasil.

Na entrevista, o ex-ministro disse que Bolsonaro respondeu que "precisava".

Pelo Twitter, Randolfe escreveu:

"Estou apresentando requerimento à Comissão de Educação do Senado convidando o senhor Abraham Weintraub para falar sobre essa 'entrega', por parte de Bolsonaro, do dinheiro público destinado ao FNDE.

O pedido para convidar o ex-ministro do governo Bolsonaro vem na esteira das denúncias de superfaturamento em licitações do FNDE. O presidente do órgão, Marcelo Ponte, foi chefe de gabinete do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), um dos principais líderes do Centrão. 

A oposição se movimenta para abrir um CPI que investigue o susposto esquema de liberação de verbas do MEC a prefeituras indicadas por dois pastores que não possuem cargo na pasta.

As articulações são encabeçadas por Randolfe, que, até o momento, já conseguiu 25 assinaturas para pedir a CPI. Enquanto isso não acontece, senadores usam a Comissão de Educação como uma antessala de uma comissão parlamentar de inquérito.

Veja também

Mendonça pede votação presencial e adia conclusão de caso que levaria Collor à prisão
collor

Mendonça pede votação presencial e adia conclusão de caso que levaria Collor à prisão

Deputado Julio Lopes repudia adiamento pelo Ibama de audiências da mina de Santa Quitéria
ibama

Deputado Julio Lopes repudia adiamento pelo Ibama de audiências da mina de Santa Quitéria

Newsletter