Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

Rede social X, antigo Twitter, volta a ser acessado no Brasil 40 dias após ser bloqueado

O X foi bloqueado no Brasil na noite de 30 de agosto, onde tem 22 milhões de usuários

Rede Social XRede Social X - Foto: Mauro Pimentel/AFP

Quarenta dias suspensa no Brasil, a rede social X, antigo Twitter, voltou a ser acessível no País. A ativação começou no início da tarde desta quarta-feira (9) após as operadoras de serviços de telecomunicações terem sido notificadas para que permitissem a seus clientes o acesso à plataforma. 

A orientação seguiu determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em decisão publicada nessa terça-feira (8), o ministro autorizou a retomada dos serviços após a rede social cumprir as medidas que resultaram no bloqueio há um mês.

"Caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial", havia informado a Anatel, explicando que o tempo para a execução do desbloqueio dependeria das medidas empregadas pelas prestadoras, "conforme suas especificidades". Com isso, a reativação ocorre de forma progressiva e irregular, slgumas pessoas já têm acesso sem restrições, enquanto outras não.

Leia também

• Após desbloqueio do X, veja como recuperar a senha de acesso à rede social

• Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promove conhecimento e inovação em Pernambuco


O X foi bloqueado no Brasil na noite de 30 de agosto, onde tem 22 milhões de usuários.

Antes de ser autorizada a operar novamente, a plataforma teve que pagar multas no valor de 28,6 milhões de reais.

Além disso, precisou derrubar previamente contas acusadas de desinformação, algumas delas ligadas a uma investigação em andamento sobre "milícias digitais". Além de nomear um representante legal no Brasil.

A rede social de Musk comemorou a decisão de Moraes.

"O X se sente orgulhoso de voltar ao Brasil (...) Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos", manifestou-se em uma mensagem em sua conta de assuntos globais.

O entusiasmo entre os usuários se refletiu imediatamente nos "trending topics", que comemoraram o desbloqueio com hashtags como "I'm back" (Estou de volta).

"O Brasil é soberano" 
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, classificou como um "triunfo" o fato de a rede social ter que se adequar às decisões judiciais. "Mostramos ao mundo que aqui as leis devem ser respeitas, seja por quem for. O Brasil é soberano", disse em um comunicado.

O "apagão" do X no Brasil teve uma exceção momentânea em 18 de setembro, quando voltou a estar amplamente acessível por mais de 24 horas, graças a uma manobra técnica que lhe permitiu contornar o bloqueio. Essa violação resultou no maior montante da multa que foi obrigada a pagar para voltar a operar.

Moraes e Musk mantêm um embate sobre os limites da liberdade de expressão e a regulação das redes sociais.

Após a suspensão de X, Musk acusou o juiz de ser um "ditador maligno". Moraes, por sua vez, aponta que a plataforma permite a propagação de informações falsas que ameaçam o sistema democrático.

Veja também

Veja como votou cada deputado na PEC que limita decisões individuais de ministros do STF
Justiça

Veja como votou cada deputado na PEC que limita decisões individuais de ministros do STF

Daniel Silveira já está em colônia agrícola, onde poderá trabalhar no cultivo de árvores
Justiça

Daniel Silveira já está em colônia agrícola, onde poderá trabalhar no cultivo de árvores

Newsletter