Logo Folha de Pernambuco

Política

Relator do Orçamento deve ser o responsável pela PEC da Transição

Decisão final será do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que se reunirá com Lula na quarta-feira

Senador Marcelo Castro (MDB-PI)Senador Marcelo Castro (MDB-PI) - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O nome mais cotado para assumir a relatoria da PEC da Transição (para abrir espaço no orçamento de 2023 para as promessas de Luiz Inácio Lula da Silva) é o do relator geral do Orçamento, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), segundo interlocutores ouvidos pelo jornal O Globo.

Como ele é o responsável pelo Orçamento, conseguirá equilibrar as duas propostas, facilitando a tramitação da PEC. A decisão final sobre a relatoria ficará a cargo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com quem Lula (PT) se reúne na quarta-feira.

A opção pela PEC já foi repassada a parlamentares aliados a Lula, que ainda esperam receber a versão final do texto para ter a delimitação dos projetos que serão incluídos. Ele será apresentado em reunião marcada para a manhã da quarta-feira, com Marcelo Castro.

A expectativa é de que a PEC comece a tramitar no Senado, e será assinada pelo líder do PT na Casa, senador Paulo Rocha (PT-PA), além de outros parlamentares de diferentes partidos. Para agilizar o processo, há uma defesa pelo nome de Castro na relatoria, já que ele trabalharia simultaneamente na PEC e na peça orçamentária para 2023.

O coordenador da transição, o vice-presidente Geraldo Alckmin, terá um encontro com o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Celso Sabino (União-PA) na tarde desta terça-feira, e o relator Marcelo Castro.

Veja também

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita
PARTIDOS

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita

Cúpula do Exército espera que indiciamentos estanquem surgimento de fatos sobre conduta de militares
TRAMA GOLPISTA

Cúpula do Exército espera que indiciamentos por golpe estanquem novos fatos sobre conduta de militares

Newsletter