Logo Folha de Pernambuco

Política

Relatório da CPI da Prevent Senior propõe acordo com prefeitura para regularização dos prédios

Todas as 14 unidades da operadora na capital estão em situação irregular, segundo a comissão

Fachada Prevent Senior Fachada Prevent Senior  - Foto: Divulgação/Site Prevent Senior

A CPI da Prevent Senior da Câmara Municipal de São Paulo propôs, em seu relatório parcial, que a prefeitura paulistana firme um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a operadora para regularizar a situação de seus prédios na cidade.

Segundo a CPI, todas as 14 unidades da operadora na capital estão em situação irregular, sendo sete já com liminares na justiça e duas com notificação para fechamento.

Entre as pendências apontadas pelos vereadores estão a falta de alvará de funcionamento, o não pagamento de IPTU e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) incompatível com o tamanho do prédio.
 

A única irregularidade que afeta diretamente os beneficiários da operadora é a ausência de acessibilidade em alguns hospitais — as demais são questões burocráticas em desacordo com a legislação municipal, segundo os vereadores.

O relatório parcial foi aprovado com unanimidade na tarde desta segunda-feira, no plenário da Câmara. Segundo o relator Paulo Frange, o TAC é um instrumento “legítimo” e não significa “anistia” à operadora.

— Tem que cumprir ritos, há prazos pré-estabelecidos, de 360 dias. É uma situação extrajudicial de solução para o assunto — afirmou Frange, pontuando que, em caso de descumprimento do TAC, a operadora pode ter suas unidades fechadas.

A gestão de Ricardo Nunes (MDB) tem até 60 dias para responder se irá ou não propor o TAC. Em caso afirmativo, a partir da assinatura do documento, a Prevent Senior deverá regularizar os prédios no prazo de até um ano.

Segundo Antonio Donato (PT), presidente da CPI, a situação dos prédios não é objeto direto da comissão, por isso se trata de uma sugestão ao executivo municipal.

— Como é uma irregularidade que nós encontramos (durante a CPI), optamos por um relatório separado direcionado ao executivo municipal — afirmou ele.

Na próxima segunda-feira, haverá leitura e votação do relatório final da CPI, que vai abordar questões como assédio moral da empresa contra os funcionários, realização de pesquisas sem autorização dos órgãos competentes e uso do chamado “kit Covid”.

Em nota, a  Prevent Senior disse que considera “louvável” a iniciativa dos vereadores da CPI de propor a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a prefeitura do município de São Paulo e a empresa para que sejam sanados casos de licenciamentos de prédios e seja preservado o atendimento aos beneficiários. “A Prevent Senior se coloca à disposição da Prefeitura para as tratativas necessárias.”

Veja também

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232
PE na Estrada

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232

Ministro do STJ chama autismo de ''problema'' e diz que clínicas promovem ''passeio na floresta''
DECLARAÇÃO

Ministro do STJ chama autismo de ''problema'' e diz que clínicas promovem ''passeio na floresta''

Newsletter