Logo Folha de Pernambuco

MINISTÉRIO

Renan Filho deve ser indicado para comandar Transportes

Martelo será batido em reunião nesta quinta entre Lula e Baleia Rossi, presidente do MDB

Renan Filho (MDB)Renan Filho (MDB) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O senador eleito Renan Filho (MDB-AL) deve ser indicado para comandar o Ministério dos Transportes — pasta que será criada a partir do desmembramento do atual Ministério da Infraestrutura. O Globo apurou que a indicação do filho do senador Renan Calheiros (AL) está "praticamente fechada", mas o martelo deve ser batido mesmo nesta quinta-feira, em reunião entre o presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Renan Filho chegou a ser sondado pelo PT para ocupar o Ministério do Planejamento, a pedido do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A ideia, porém, não agradou à bancada emedebista do Senado, que desejava uma pasta com "ação política", requisito que Transportes atende.

Segundo emedebistas ouvidos pelo Globo, a escolha de Renan Filho para Transportes teve como pano de fundo o bom desempenho de Alagoas no setor. O estado, que foi governado por Renan Filho em duas ocasiões, já foi classificado pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) como o líder no ranking das melhores rodovias públicas do país.

Além disso, integrantes do MDB entendem que a pasta poderá trazer projeção ao senador. Lembram que Transportes fica hoje no guarda-chuva do Ministério da Infraestrutura, que foi comandado pelo governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Na reunião desta quinta, Lula também deverá conversar com Baleia sobre a situação da senadora Simone Tebet (MDB). Como mostrou o Globo, Tebet já sinalizou que aceita um convite do PT para chefiar o Meio Ambiente, mas desde que a deputada federal Marina Silva (Rede-SP) seja indicada para a autoridade climática. Marina, porém, já falou em outras situações que não tem interesse na função.

Outro nó a ser desatado por Lula é a indicação da bancada emedebista da Câmara, que deseja emplacar o nome do deputado federal José Priante (PA) em uma pasta também de ação política, como Cidades ou Integração Nacional.
 

Veja também

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura
INTERNACIONAL

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura

Três juízes, dois promotores e um militar são detidos por 'conspiração' contra Nicolás Maduro
Venezuela

Três juízes, dois promotores e um militar são detidos por 'conspiração' contra Nicolás Maduro

Newsletter