Logo Folha de Pernambuco

Justiça

RS: região atingida por chuvas têm mais prazo para cadastro eleitoral

Eleitores ganham mais 15 dias para se alistar ou transferir título

Chuva faz Rio Grande do Sul declarar estado de calamidade públicaChuva faz Rio Grande do Sul declarar estado de calamidade pública - Foto: Reprodução/TV

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (2), por unanimidade, a prorrogação por 15 dias do prazo para o fechamento do cadastro eleitoral em cidades atingidas por fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
 

Pela decisão, a prorrogação deve ocorrer somente em caso de necessidade, em municípios que decretarem estado de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (24). 

Com isso, os moradores de alguns municípios gaúchos podem ter uma quinzena a mais para se alistar como eleitores ou pedir transferência do título. Pela legislação, em ano de eleição, o cadastro eleitoral deve ser fechado em 8 de maio.

Segundo o mais recente balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado na manhã desta quinta-feira (2), ao menos 13 pessoas já morreram em todo o estado em consequência das chuvas intensas e 21 estão desaparecidas. Mais de 44,6 mil pessoas já foram de alguma forma afetadas em todo o estado.

O número de desalojados, ou seja, de pessoas que tiveram que deixar suas casas e buscar abrigo na casa de parentes, amigos ou em hospedagens pagas, já passa de 5.250, enquanto os que tiveram que buscar abrigos públicos ou de entidades assistenciais chegam a 3,07 mil.

Veja também

Bolsonaro, Braga Netto, Heleno e Valdemar: relatório da PF detalha participação de indiciados por te
Golpe

Bolsonaro, Braga Netto, Heleno e Valdemar: relatório da PF detalha participação de indiciados por te

PF: Bolsonaro deixou país para evitar prisão e esperar desfecho do 8/1
Bolsonaro

PF: Bolsonaro deixou país para evitar prisão e esperar desfecho do 8/1

Newsletter