Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES 2022

Saiba como tirar o título de eleitor on-line ou e-Título

Solicitação deve ser feita através do sistema Título Net, no site do TSE

E-titulo E-titulo  - Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O documento físico do título de eleitor poderá ser substituído nas eleições de 2022 pela versão on-line. A ferramenta está disponível através do aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para ter acesso, o eleitor precisa já ter um registro na Justiça Eleitoral e estar com o título regularizado. O prazo para a solicitação ou regularização do documento termina nesta quarta-feira, 4 de maio.  Somente com o cadastro em dia será possível votar nas eleições deste ano.

Quem ainda não tem o documento deve solicitar através do sistema Título Net, no site do TSE. É preciso ter 16 anos completos até a data do primeiro turno (2 de outubro).
 

Na primeira página, informe o estado no qual reside e, na janela seguinte, após selecionar "título de eleitor", marque a opção "não tenho". Alguns dados serão solicitados como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento. É preciso enviar os seguintes documentos:

- Documento oficial de identificação;

- Comprovante de residência atualizado;

- Uma foto tipo selfie segurando o documento de identificação;

- Para os homens com idade entre 18 e 45 anos, é preciso enviar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Após o envio, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. As fotos devem estar legíveis para a solicitação ser feita. Um cartório eleitoral receberá as informações, e o acompanhamento do requerimento deve ser feito pelo site.

Para regularizar o título de eleitor, é preciso acessar o Atendimento ao Eleitor na aba "Consulte a situação do título eleitoral". Caso tenha alguma pendência, acesse "Regularizar título eleitoral cancelado ou suspenso". Na próxima tela, será possível quitar débitos.

Caso o problema seja a multa, o eleitor precisará desembolsar R$ 3,50 por cada turno que não tenha justificado a falta. Após realizar o pagamento é necessário esperar que a Justiça Eleitoral identifique o pagamento e dê baixa no débito.

Após a quitação das pendências, o eleitor deverá dar início a regularização do nome e enviar dados pessoais e alguns documentos digitalizados:

- Comprovante de residência;

- Identidade com foto;

- Quitação do serviço militar para homens de 18 a 45 anos;

- Comprovante do pagamento da multa eleitoral.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter