Machismo

Saiba quem é Arthur do Val que enviou áudios a amigos sobre mulheres na Ucrânia

Mamãe Falei, como é conhecido, viajou à Ucrânia para, segundo ele, ajudar na resistência contra a invasão russa

Deputado Arthur do ValDeputado Arthur do Val - Foto: Reprodução Instagram

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, é alvo de críticas de políticos e autoridades após ter um áudio divulgado em que faz ofensas a ucranianas. Nas mensagens, o pré-candidato ao governo de São Paulo descreve suas impressões sobre as mulheres da Ucrania e diz que “são fáceis porque são pobres”.  O pré-candidato ao governo de São Paulo viajou à Ucrânia para, segundo ele, ajudar na resistência contra a invasão russa.

Em outro momento, o parlamentar, que havia acabado de cruzar a fronteira da Ucrânia com a Eslováquia, disse, ainda, que a fila das refugiadas só tinha "deusa" e que a fila da melhor balada do Brasil não chega aos pés da fila de refugiadas. Ele embarcou de volta ao Brasil nesta sexta-feira.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

O deputado estadual se filiou ao Podemos, em janeiro para ser lançado ao governo de São Paulo. No entanto, após os áudios, o Podemos emitiu um comunicado no qual afirma que "repudia com veemência as declarações" de Arthur do Val e diz que abriu um procedimento disciplinar para apurar os fatos.

Além disso, Sergio Moro criticou as declarações e decidiu retirar o apoio à candidatura de Arthur do Val. "Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto", escreveu nas redes sociais.

Do Val foi eleito deputado estadual em 2018 pelo DEM. Em 2019, foi o segundo candidato mais bem votado de São Paulo e tomou posse como deputado estadual. Já em 2020, ele tentou a canditatura para prefeitura da capital paulista, mas terminou em quinto lugar, com 9,78% dos votos. Integrante do MBL (Movimento Brasil Livre), o deputado estadual se filiou ao Podemos.

Arthur, que também é youtuber, tem um canal nas redes sociais com mais de 2,7 milhões de inscritos.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter