Brasília

Saque no caixa, selfie e bike: câmeras do Planalto mostram golpistas à vontade no 8 de janeiro

Manifestantes circularam livremente por mais de uma hora em novas imagens disponibilizadas após decisão do STF

Imagens de golpistas no Palácio do PlanaltoImagens de golpistas no Palácio do Planalto - Foto: reprodução

Imagens do circuito interno do Palácio do Planalto mostram que os manifestantes golpistas circularam livremente por mais de uma hora na sede do governo federal e estavam à vontade. As gravações disponibilizadas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) revelam que os invasores posaram para selfies, sacaram dinheiro no caixa eletrônico e fizeram videochamadas com amigos ou familiares. Um dos golpistas inclusive foi ao Planalto de bicicleta e passou pela entrada principal segurando o veículo.

No 3º andar do Palácio do Planalto, ao lado do relógio de Dom João VI que foi vandalizado 21 minutos antes e no mesmo pavimento que fica o gabinete do presidente Lula (PT), um dos invasores chegou a sacar dinheiro em um dos caixas eletrônicos.

Às 15h54, um apoiador de Jair Bolsonaro (PL) com uma bandeira do Brasil amarrada sobre o corpo acessa sua conta por biometria, saca o dinheiro, conta as notas duas vezes e as guarda no bolso.

Oito minutos depois, um outro golpista tentou quebrar este mesmo caixa eletrônico. Ele tenta arrombar o equipamento por cerca de dois minutos, sem sucesso.
 

A invasão do Planalto se concretiza por volta de 15h20. Os primeiros golpistas que aparecem na entrada principal romperam a barreira de segurança e entraram no edifício às 15h19. Nesta câmera, às 15h34, um dos invasores entra no Planalto carregando uma bicicleta na mão. A cena ocorreu dois minutos após outro golpista quebrar uma das câmeras da sede do poder Executivo.

Em outros locais do prédio, manifestantes chegaram a carregar o celular, fazer selfies e videochamadas, como ocorreu no quarto andar às 15h39. Uma manifestante vestida com as cores da bandeira do Brasil circulou pela área próxima à escada enquanto mostrava, aos risos, o interior do prédio em ligação de vídeo.

A PF informou ao STF que ainda estão sendo realizadas análises das imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, do Congresso e do próprio STF. De acordo com a PF, os vídeos somam 4.410 horas.

Veja também

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: maioria quer mudança na forma de governar
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: maioria quer mudança na forma de governar

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%

Newsletter