Logo Folha de Pernambuco

são paulo

Secretário de Tarcísio prepara filiação ao PP de Arthur Lira; veja como fica espaço dos partidos

O recrutamento de Arthur Lima, braço direito do governador, daria ao Progressistas espaço no primeiro escalão do governo que ainda não tem representantes da sigla

Tarcísio e os secretários Arthur Lima (ao centro) e Gilberto Kassab (à direita)Tarcísio e os secretários Arthur Lima (ao centro) e Gilberto Kassab (à direita) - Foto: Ciete Silverio/governo de SP

Braço direito do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário da Casa Civil, Arthur Lima, prepara uma filiação ao Progressistas (PP) na próxima quinta-feira (17). A informação foi antecipada pela Folha de S.Paulo.

O recrutamento de Lima daria ao PP, partido da base de apoio, espaço no primeiro escalão do governo — que ainda não tem representantes da sigla. O Republicanos, partido de Tarcísio, e o PSD, presidido pelo secretário de Governo, Gilberto Kassab, são os mais contemplados, com três pastas cada um, além do próprio governador e do vice, Felício Ramuth, respectivamente.

O PL, abrigo do ex-presidente Jair Bolsonaro, fiador da candidatura de Tarcísio, é representado pelo secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Tem também a presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo (PL) e a maior bancada da Casa. Por fim, Gilberto Nascimento Jr é ligado ao PSC, presidido por seu pai.

O evento organizado para recepcionar Lima deve contar com a presença do presidente nacional da sigla, o ex-senador e ex-ministro-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira (PI), e a filiação de outros prefeitos do estado.

O PP, presidido pelo , é também casa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL). Na eleição ao governo de São Paulo no ano passado, a sigla ficou com o então governador Rodrigo Garcia (PSDB) no primeiro turno, e se juntou a Tarcísio quando o tucano ficou de fora do segunto turno, disputado entre o bolsonarista e Fernando Haddad (PT).

Aliados de Tarcísio dizem que a entrada de Lima ao PP já podia ser prevista, uma vez que o secretário vinha tentando converter prefeitos paulistas ao partido, dizem. A situação o colocava em disputa com Kassab, cuja legenda também vinha sondando prefeitos — numa oportunidade única com a derrocada do império tucano em São Paulo, já que o PSDB deixou o governo do estado após três décadas no poder.

Partidos contemplados no secretariado de Tarcísio
Republicanos
Sonaira Fernandes (Políticas para a Mulher)

Roberto de Lucena (Turismo)

Helena Reis (Esportes)

PSD
Gilberto Kassab (Secretaria de Governo)

Eleuses Paiva (Saúde)

Marcelo Branco (Desenvolvimento Urbano e Habitação)

PL
Guilherme Derrite (Segurança Pública)

PSC
Gilberto Nascimento (Desenvolvimento Social)

PP
Arthur Lima (Casal Civil)* ainda não filiado

Veja também

Newsletter