Eleições

Sem "esforço concentrado" na Câmara, líderes se engajam em campanhas nos Estados

Com votação marcada para 6 de outubro, principais líderes pretendem dobrar a dedicação em seus redutos

Líderes da Câmara se mobilizam em suas regiões para comparecerem em agendas de campanha de aliadosLíderes da Câmara se mobilizam em suas regiões para comparecerem em agendas de campanha de aliados - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A poucos dias do primeiro turno das eleições municipais, líderes da Câmara se mobilizam em suas regiões para comparecerem em agendas de campanha de aliados.

Com a votação marcada para 6 de outubro e sem mais períodos de esforço concentrado previstos na Casa, os principais líderes pretendem dobrar a dedicação em seus redutos.

Um dos concorrentes à presidência da Câmara, o líder do PSD, Antonio Brito (BA), faz visitas a municípios baianos entre a quinta-feira, 19, e o domingo, 22.

O deputado vai a Ribeira do Pombal, onde o PSD tem Nathan Brito como candidato a vice de Eriksson Silva (MDB). Depois, passa por cidades do Recôncavo e visita Nazaré das Farinhas, onde o partido de Brito tem Benon como candidato a prefeito, e Jequié, onde Alexandre da Saúde, também do PSD, concorre à administração municipal.

Outro nome que tem sido citado na disputa pela sucessão de Lira, Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) percorre cidades de Alagoas. Ele vai a Santana do Ipanema, município que já foi administrado pelo seu pai e hoje tem como prefeita a sua irmã, Christiane Bulhões.

Na cidade, Isnaldo apoia Eduardo Bulhões (MDB) à Prefeitura, com Mário do Laboratório (MDB) como vice, contra candidaturas do PP e do União.

Depois, o deputado faz atividades com os candidatos a prefeito Jó Dionísio (MDB), em Olivença, e Joãozinho (MDB), em Senador Rui Palmeira.

No município de Poço das Trincheiras, Isnaldo vai apoiar Marcelo Melo (PDT), que disputa a eleição para prefeito contra um candidato do próprio MDB, o atual prefeito Valmiro Costa. Segundo aliados de Isnaldo, a posição envolve "uma questão mais pessoal".

Também lembrado para a presidência da Câmara, o líder do PP, Dr. Luizinho (RJ), vai a Vilar dos Teles, em São João de Meriti (RJ), na noite desta quarta, em uma agenda com o vereador Paulinho (PP), candidato à reeleição.

Os demais compromissos do deputado ainda não foram definidos. Os líderes do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), do Republicanos, Hugo Motta (PB), não informaram suas agendas.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), planeja uma visita nesta semana ao município cearense de Quixeramobim, onde Paulo Ferreira (PT) é candidato a prefeito, com um vice do União Brasil e contra candidaturas do PSB, do PDT e do DC.

Depois, passa por Acopiara, onde o PT apoia Dr. Vilmar (PSB), cuja vice, Marli, é do União Brasil.

O PT também tem candidatos em três municípios que Guimarães vai visitar: Luizinho, em Senador Pompeu; Marcondes Ferraz, em Saboeiro, e Neto Feitosa, em Aiuaba.

O líder do PSB, Gervásio Maia (PSB-PB), faz uma live na sexta-feira, 20, com o candidato a reeleição em Algodão de Jandaíra, Humberto dos Santos (PSB), com vice também do PSB. Ele concorre contra uma candidatura da Rede Sustentabilidade.

No sábado, 21, tem carreata e comício nos municípios paraibanos: Mato Grosso, onde o PSB concorre com a candidata Gidalva em chapa pura; São Bentinho, onde o PSB apoia Giovana Olímpio e Jannilson dos Santos, candidatos à Prefeitura pelo Republicanos; e Brejo dos Santos, onde Luciene (PSB) concorre à Prefeitura em uma chapa com o PL.

O líder do PDT, Afonso Motta (RS), vai a Passo Fundo, onde o PDT concorre a prefeito com Airton Dipp e um vice do PT; Sarandi, onde Reinaldo Nicola (PDT) concorre com um vice do mesmo partido; e Viamão, onde Guto Lopes (PDT) tem vice do MDB e disputa contra o PT, o PSDB e o PL.

Afonso Motta também deve ir a São Borja, onde o PDT lançou Tiago Cadó e Ana Gattiboni; Alegrete, com Zé Paulo e Rui Motta, do PDT, candidato à Prefeitura contra PT, MDB e PL; São Francisco de Assis, com Paulinho Salbego do PDT e Miguel Lamberti do MDB contra um adversário do PSB; Manoel Viana, onde Careca e Alemão, ambos do PDT, competem contra o PP; e Osório, onde Romildo Bolzan Júnior, ex-presidente do Grêmio, e Ed Moraes, ambos do PDT, concorrem contra MDB e PL.

O líder da oposição, Filipe Barros (PL-PR), fica nesta semana no município paranaense de Cascavel, onde apoia Renato Silva (PL) para prefeito, cujo vice é Henrique Mecabô, do Novo.

Na semana que vem, Barros vai à sua cidade natal, Londrina, onde o seu partido tem Junior Santos Rosa como vice do candidato a prefeito Tiago Amaral (PSD).

O líder do PL, Altineu Côrtes (RJ), vai a São Gonçalo, onde sua legenda disputa com favoritismo a reeleição com Capitão Nelson.

Ele também faz visita à sua base eleitoral em Itaboraí, onde Marcelo Delaroli é o nome da sigla para o comando da Prefeitura, com vice do PP, Elber Correa. Há também uma previsão de passagem no Rio de Janeiro, onde o PL tem Alexandre Ramagem como candidato.

Outros líderes procurados pela reportagem não responderam ou disseram que ainda não tinham as agendas marcadas.

Veja também

Dino se diz 'espantado' por críticas a créditos para combater queimadas
QUEIMADAS

Dino se diz 'espantado' por críticas a créditos para combater queimadas

Moraes multa X e Starlink em R$ 5 milhões por dia por descumprimento de bloqueio da rede
JUSTIÇA

Moraes multa X e Starlink em R$ 5 milhões por dia por descumprimento de bloqueio da rede

Newsletter