Justiça

Sem tornozeleira, Daniel Silveira vai a cerimônia no Palácio do Planalto

Deputado havia indicado que iria ceder à determinação de Alexandre de Moraes

Daniel Silveira, deputado federaDaniel Silveira, deputado federa - Foto: Cleia Viana/ Câmara dos Deputados

Após indicar que iria ceder e colocar a tornozeleira eletrônica, o deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) chegou no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira (31) dizendo que ainda não estava com o equipamento. Silveira irá participar da cerimônia de despedida dos ministros que irão disputar as eleições.

Após passar o dia encastelado na Câmara, para evitar cumprir uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Silveira afirmou que iria ceder na noite desta quarta-feira(30). Saiu da Casa Legislativa dizendo que colocaria a tornozeleira por "imposição do sequestro de bens" e dormiu no seu apartamento funcional (e não no gabinete, como na madrugada passada).

Parlamentares bolsonaristas ficaram encarregados de anunciar que ele se submeteria à decisão judicial às 8h desta quinta-feira na entrada do plenário da Câmara dos Deputados. Ele chegou quinze minutos antes ao "ato" acompanhado da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que disse que vai trabalhar pelo impeachment de Moraes. Mas se retirou logo em seguida.

Silveira chegou a pé no Palácio do Planalto, acompanhado do deputado Hélio Lopes (União-RJ). Questionado se estava com a tornozeleira, apenas balançou a cabeça, fazendo sinal negativo. Perguntado se iria encontrar o presidente Jair Bolsonaro, também negou.

O parlamentar chegou ao Planalto pouco antes de 8h20. Às 9h50, desceu do terceiro andar, onde fica o gabinete presidencial, até o Salão Nobre, para participar da cerimônia de saída de nove ministros. 

Os agentes da Polícia Federal também não apareceram na Câmara nesta manhã para cumprir o mandado. Nos bastidores, comentou-se que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não permitiria que a Casa Legislativa fosse usada como palco para o cumprimento da determinação dada pelo STF. E a PF também não estava disposta a colocar a tornozeleira nas imediações da Câmara.

Veja também

Em evento com Anielle Franco, Lula apresenta nova ministra dos Direitos Humanos
DIREITOS HUMANOS

Em evento com Anielle Franco, Lula apresenta nova ministra dos Direitos Humanos

X apresenta representante legal ao STF, e Moraes manda que vínculo com plataforma seja comprovado
BRASIL

X apresenta representante legal ao STF, e Moraes manda que vínculo com plataforma seja comprovado

Newsletter