Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Senado aprova indicação de Cristiano Zanin, advogado de Lula, ao STF

Advogado deve tomar posse em agosto

Cristiano ZaninCristiano Zanin - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira  (21), a indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF) por 58 votos a 18. Zanin tem 47 anos e poderá ficar na Corte até 2050. Ele ganhou projeção como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava-Jato.

Essa foi a última etapa da indicação. Agora, o presidente publicará a nomeação no Diário Oficial da União (DOU). A posse no STF deve ocorrer em agosto, devido ao recesso do Judiciário em julho.

Mais cedo, Zanin passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por quase oito horas. Depois, seu nome foi aprovado na comissão, por 21 votos a cinco.

Durante a sabatina, Zanin foi questionado diversas vezes sobre sua ligação com Lula. O advogado afirmou que não terá "qualquer tipo de subordinação a quem quer que seja" e que só estará subordinado à Constituição.

Zanin também afirmou que não poderá julgar os casos em que atuou como advogado, o que inclui os de Lula. Ele evitou, no entanto se comprometer sobre novos processos envolvendo o presidente e disse que precisará analisar caso a caso.

— No caso de suspeições e de impedimentos futuros, se aprovado por esta Casa, evidentemente que eu terei que analisar o conteúdo do processo, saber qual é o tema em discussão, quais são as partes envolvidas e aí aplicar exatamente o que diz a lei — afirmou.

O indicado acenou a temas caras aos parlamentares, ao afirmar que não cabe ao STF legislar, ao defender o amplo direito de defesa e ao declarar que um magistrado não deve se guiar pela opinião pública.

— Também entendo efetivamente que o Supremo Tribunal Federal não tem o papel de legislar. Esse papel é, efetivamente, do Congresso Nacional e assim está disposto na nossa Constituição, que separa exatamente as atribuições de cada Poder — declarou.

Sobre outras questões, no entanto, Zanin evitou se posicionar, alegando que poderá vir a julgar o tema como ministro do STF. Foi o caso da descriminalização das drogas, de mudanças na Lei das Estatais do chamado inquérito das fake news.

O advogado ganhou elogios inclusive de integrantes da oposição, como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que afirmou ser "louvável" sua posição garantista.

— Conheço a posição do senhor durante sua advocacia. Garantista que é, acho que isso é algo louvável na sua indicação — afirmou Flávio, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter