Logo Folha de Pernambuco

AGOSTO LILÁS

Senado aprova projeto de lei que fortalece ações de combate à violência contra a mulher no Brasil

Iniciativa aprovada pelo Senado integra o Agosto Lilás, mês dedicado ao tema, e será implementada pelo Instituto Banco Vermelho (IBV

Senado aprova projeto de lei que fortalece ações de combate à violência contra a mulher no BrasilSenado aprova projeto de lei que fortalece ações de combate à violência contra a mulher no Brasil - Foto: Rodrigo Viana/Senado Federal

O Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (10), o Projeto de Lei 147/2024, que fortalece as ações de combate à violência contra a mulher no Brasil.

A iniciativa integra o Agosto Lilás, mês dedicado ao tema, e será implementada pelo Instituto Banco Vermelho (IBV), entidade brasileira que atua em prol do movimento #FeminicídioZero e do combate à violência contra a mulher.

Proposto pela deputada federal Maria Arraes (Solidariedade/PE) e tendo como relatora a senadora Jussara Lima (PSD/PI), o projeto prevê a instalação de bancos vermelhos, contendo informações de canais de denúncia, em locais com alto fluxo de pessoas.

O projeto também promoverá iniciativas de conscientização em escolas, universidades e transportes públicos, como: metrôs, trens e ônibus.

Banco VermelhoO banco vermelho. Foto: Divulgação/IBV.

Instituto Banco Vermelho (IBV)
Liderado por duas mulheres recifenses, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, o Instituto Banco Vermelho é uma entidade brasileira que atua nacionalmente em diversas frentes em prol do movimento #FeminicídioZero e da sensibilização da sociedade para o combate da violência contra a mulher.

Para Paula Limongi, diretora executiva do IBV, a aprovação representa uma grande conquista para as brasileiras.

“Essa aprovação é uma grande vitória para todas as mulheres do Brasil. Prevenção é o caminho. A possibilidade de realizar essa ocupação urbana em todo o país é motivo de esperança para nós”, declara.

Outras PLs aprovadas no Senado Federal
A instituição conta atualmente com Projetos de Lei Municipais aprovados no Recife-PE e em Araguaína-TO; um PL Estadual, protocolado e em tramitação no Estado de Pernambuco; e um PL Federal, aprovado pelo Senado em 10.07.2024, e, atualmente, em tramitação para a sanção do Presidente da República.

 Paula Limongi, diretora executiva do IBV,  e Andrea Rodrigues, presidenta do Instituto. Paula Limongi, diretora executiva do IBV, e Andrea Rodrigues, presidenta do Instituto.

Veja também

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Newsletter