Logo Folha de Pernambuco

Educação

Senado aprova projeto que autoriza escolas públicas receberem doações de empresas

Texto segue para a Câmara antes de sanção do presidente Lula

Colaboratório: espaço com infraestrutura tecnológica na Escola Municipal Rodrigues Alves foi inaugurado em abril Colaboratório: espaço com infraestrutura tecnológica na Escola Municipal Rodrigues Alves foi inaugurado em abril  - Foto: Divulgação/Guilherme Oliveira

A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou um projeto de lei, nesta terça-feira que autoriza empresas privadas a fazerem doações, em dinheiro ou não, para escolas públicas de nível infantil, fundamental e médio. A proposta era terminativa na comissão e segue para a Câmara dos Deputados antes de ser analisada pelo presidente Lula.

O projeto altera as Diretrizes e Bases da Educação Nacional dando previsão legal para as doações. A proposta é de autoria de Styvenson Valentim (Podemos–RN).

O senador destacou que o projeto não muda a obrigação do Estado de financiar a educação. Além disso, as doações seriam feitas sem incentivos fiscais as empresas. Para ele, isso reduziria o volume de investimentos públicos necessários hoje para a manutenção de unidades escolares.

— Há necessidade de buscar fontes alternativas que possam minimizar as dificuldades enfrentadas pelas escolas e creches da rede pública — disse Styvenson Valentim.

No caso do ensino superior, as doações já foram regulamentadas em 2019.

 

Veja também

Saiba quem é o delegado da PF por trás da investigação da trama golpista
BRASIL

Saiba quem é o delegado da PF por trás da investigação da trama golpista

MP autoriza emendas parlamentares para Fundo Nacional de Meio Ambiente
FUNDO NACIONAL

MP autoriza emendas parlamentares para Fundo Nacional de Meio Ambiente

Newsletter