Logo Folha de Pernambuco

IDOSO

Senado aprova subsídio federal para gratuidade de idosos em transporte público

A medida cria o Programa Nacional de Assistência à Modalidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami)

Senado Federal Senado Federal  - Foto: Roque de Sá/ Agência Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei (PL) que prevê subsídio federal para custear a gratuidade de idosos maiores de 65 anos em transporte público. De acordo com a proposta, será dada assistência financeira pela União aos estados, Distrito Federal e municípios que tenham transporte público coletivo regular para implementar o programa. O projeto segue para a Câmara.

A medida cria o Programa Nacional de Assistência à Modalidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami), que repassará os recursos do orçamento da União que vão garantir a gratuidade para a população com mais de 65 anos. O projeto também prevê tarifa menor para os demais usuários de transporte público coletivo.  

De acordo com o relator do projeto, senador Eduardo Braga, o impacto no orçamento previsto é de R$ 5 bilhões, levando em conta população maior de 65 anos no país. O parlamentar, no entanto, afirmou que parte da receita dos royalties do petróleo podem financiar o programa.

— Deve-se destacar que a receita de royalties do petróleo pertencente à União é mais do que suficiente para financiar essas novas despesas. Somente em 2021, por exemplo, a parcela dos royalties apropriada pela União superou R$ 11 bilhões, mais que o dobro do que estava projetado no Orçamento Geral da União — explicou. 

O projeto ainda permite que a União abra crédito extraordinário visando ao cumprimento da lei. 
 

Braga disse ainda que o programa tem como objetivo garantir a gratuidade aos idosos no transporte público, já prevista na Constituição Federal, em um momento em que o setor afetado pela pandemia sem que haja aumento do preço das passagens. 

— O Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos tem a finalidade de, simultaneamente, custear o direito constitucional das pessoas idosas à mobilidade urbana, portanto, garantir o direito constitucional, manter a modicidade tarifária, ou seja, garantir que não haverá impacto para aumento de tarifas nas nossas cidades brasileiras em um momento tão difícil e, ao mesmo tempo, garantir equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão de transporte coletivo — disse.  

Apesar de a crise no transporte coletivo vir de anos, com perda de passageiros e encarecimento do serviço, o agravamento aconteceu a partir da pandemia, quando foi necessário o isolamento social.  

Segundo o texto da proposta, os recursos do Pnami serão distribuídos proporcionalmente à população maior de 65 anos residente no Distrito Federal e nos municípios.

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter