Logo Folha de Pernambuco

CPI da Covid

Senado deverá criar frente para acompanhar desdobramentos da CPI

A formação do "observatório" atende uma sugestão da senadora Zenaide Maia (Pros-RN)

Vice-presidente da CPI da Pandemia, Randolfe Rodrigues (REDE)Vice-presidente da CPI da Pandemia, Randolfe Rodrigues (REDE) - Foto:

O acompanhamento da pandemia no Senado não acaba com o fim da comissão de inquérito. Deve ser criada uma frente parlamentar para monitorar os desdobramentos da investigação (PRS 53/2021). A formação do “observatório” atende uma sugestão da senadora Zenaide Maia (Pros-RN).

"Um trabalho da dimensão que foi essa comissão parlamentar de inquérito poderia simplesmente acabar?",  diz o vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que propôs a criação da CPI. "Nós ainda teremos as consequências do relatório do senador Renan Calheiros", afirma.

Desdobramentos do relatório
Caso aprovadas pela CPI, as propostas de indiciamento contidas no relatório devem ser encaminhadas ao Ministério Público, à Câmara dos Deputados e até ao Tribunal Penal Internacional, em Haia (Holanda), para que se promova a eventual responsabilização civil, criminal e política dos acusados. Se o documento recomendar mudanças legislativas, elas passam a tramitar como projetos de lei no Congresso Nacional.

Fonte: Agência Senado

Veja também

Newsletter